Disciplina Curricular

Estruturas Metálicas e Mistas EMM

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo da disciplina consiste em proporcionar aos alunos formação no domínio das estruturas metálicas e das estruturas mistas, a qual (i) envolve conceitos teóricos e aplicações, e (ii) tem como objectivo permitir que os alunos adquiram o conhecimento, as metodologias e a sensibilidade necessários para efectuar a análise destes tipos de estruturas e o respectivo dimensionamento ou verificação de segurança de acordo com os Eurocódigos 3 (estruturas metálicas) e 4 (estruturas mistas). Na parte relativa às estruturas metálicas são abordados com especial ênfase aspectos relativos a fenómenos de estabilidade estrutural (encurvadura de paredes, barras e pórticos). Na parte relativa às estruturas mistas estudam-se sobretudo os aspectos relacionados com o efeito da interacção aço–betão nos diversos elementos estruturais. Apesar de a disciplina focar essencialmente edifícios, muitos dos conceitos, metodologias de análise e verificações de segurança apresentados aplicam-se também a viadutos e pontes.

Programa

1ª Parte – Estruturas Metálicas Sistematização das disposições do Eurocódigo 3 relativas a pórticos planos. Classificação de secções e barras; fenómenos de encurvadura/instablidade local. Verificação da Segurança de Secções (classes 1-4): tensões normais; tensões tangenciais (esforço transverso), interacção entre tensões normais e tangenciais (esforço transverso); torção. Verificação da Segurança de Barras (classes 1-4): fenómenos de instabilidade/encurvadura global; contraventamentos; colunas; vigas; vigas-coluna. Análise de pórticos planos (cálculo de esforços de dimensionamento): classificação do pórtico; imperfeições iniciais, métodos de análise; efeitos de 2ª ordem (caracterização e determinação). Estabilidade de pórticos planos: determinação aproximada de cargas críticas e de comprimentos de encurvadura (das barras comprimidas). 2ª Parte – Estruturas Mistas Conceito de estruturas mistas; conexão de corte; pernos de cabeça. Análise plástica e elástica de secções transversais de vigas mistas; determinação de esforços resistentes, interacção de esforços, influência da conexão parcial. Análise global de vigas mistas; influência do processo construtivo, construção escorada e construção não escorada; modelo fissurado e não fissurado; cálculo de deformações. Verificação da segurança de vigas mista; resistência ao corte longitudinal; resistência à encurvadura lateral; fendilhação. Análise e verificação da segurança de lajes mistas com chapa perfilada; fase construtiva e fase de serviço. Análise e verificação da segurança de colunas mistas; determinação de esforços resistentes, interacção de esforços; verificação da segurança de acordo com o método simplificado do EC4. Análise e dimensionamento de ligações metálicas e mistas; método das componentes.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos da disciplina envolve a realização de testes e/ou exames. A aprovação na disciplina pode ser obtida através da realização (i) de dois testes (Estruturas Metálicas + Estruturas Mistas) ou (ii) de um exame (1ª época ou 2ª época). Um aluno tem duas oportunidades para obter aprovação na disciplina: (i) testes ou exame de 1ª época, e (ii) exame de 2ª época; NOTAS: • Um aluno que só realize o 1º teste pode efectuar os dois exames (1ª época + 2ª época); • O 1º teste (20 valores) será realizado após a conclusão da leccionação da 1ª Parte da disciplina – Estruturas Metálicas; • O 2º teste (20 valores) será realizados após a conclusão da 2ª Parte da disciplina – Estruturas Mistas e em simultâneo com o exame de 1ª época; • A aprovação através de testes requer (i) classificação mínima de 7.0 valores em cada teste, e (ii) média das classificações dos dois testes não inferior a 9.5 valores; • A aprovação através de exame, o qual envolve uma parte de Estruturas Metálicas e outra de Estruturas Mistas, requer (i) classificação mínima de 3.5 valores em cada parte, e (ii) classificação final não inferior a 9.5 valores; • Apenas é permitida a consulta do formulário distribuído com os testes e exames, o qual inclui as partes relevantes dos Eurocódigos 3 e 4.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre