Disciplina Curricular

Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos MPRH

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar formação complementar em Hidrologia, com ênfase para os critérios relacionados com a análise de cheias, para o desenvolvimento de modelos hidrológicos de transformação da precipitação em escoamento e de propagação de cheias e para a utilização de software de modelação hidrológica, e proporcionar formação específica em Planeamento de Recursos Hídricos, nas suas diversas fases, na análise económica de projectos alternativos, no dimensionamento de albufeiras e nas intervenções em áreas inundáveis.

Programa

Análise de hietogramas e de hidrogramas. Precicipitação útil e perdas. Escoamento directo e de base. Curvas de recessão do escoamento. Modelo do hidrograma unitário. Modelos de transformação da precipitação em escoamento. Modelos de propagação de cheias. Sistemas complexos de bacias hidrológicas interligadas. Modelo HEC-HMS. Modelo HEC-RAS. Fases do planeamento. Critérios de análise económica. Planeamento, sustentabilidade e incerteza. Dimensionamento de albufeiras. Análise de zonas inundáveis. Ocupação de zonas ribeirinhas. Sistemas de previsão e alerta. Noções de rega e drenagem. Legislação.

Metodologia de avaliação

Média ponderada dos quatro trabalhos práticos realizados no laboratório de informática (50%) com o exame final (50%). Quer na média dos trabalhos práticos, quer no exame final, a nota mínima é 8,00. Se a média ponderada for superior a 16, os alunos deverão efectuar uma prova oral para a defesa dessa nota.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre