Disciplina Curricular

Hidráulica e Obras Marítimas HOM

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir conhecimentos básicos de oceanografia física, e dos processos e fenómenos que se desenrolam na Orla Costeira, com relevância na concepção e dimensionamento de obras marítimas. Introdução ao projecto de obras de protecção costeira e infraestruturas portuárias.

Programa

INTRODUÇÃO. Importância física e económica do mar. ZEE. Plataforma continental. CONCEITOS GERAIS. Propriedades da água do mar. Efeito de Coriolis e vento geostrófico. Conceitos introductórios da circulação geral da atmosfera. CORRENTES. Correntes oceânicas e costeiras. Efeitos meteorológicos sobre águas costeiras- espiral de Ekman. ONDAS. Teoria linear: fundamentos e principais resultados. ONDAS EM ÁGUAS POUCO PROFUNDAS. Refracção. Difracção. Reflexão. Rebentação. AGITAÇÃO MARÍTIMA. Geração. Caracterização espectral e estatística. MARÉS. Breves noções sobre a teoria estática. Aspectos dinâmicos. Sistemas anfidrómicos. ONDA DE PROJECTO. OBRAS DE PROTECÇÃO COSTEIRA: esporões, retenções marginais, quebra-mares destacados, alimentação artificial de praias, quebra-mares de talude. TERMINAIS PORTUÁRIOS: carga geral, contentores, RO-RO, granéis sólidos e líquidos. PROJECTO DE: cais, planos inclinados, elevadores de embarcações. INTRODUÇÃO À DRAGAGEM.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos compreende duas partes: exame final ou dois testes e trabalho prático. A média dos testes ou o exame final têm um peso de 70% e o trabalho tem um peso de 30%. Os testes serão realizados ao longo do semestre e haverá duas datas de exame final, que incide sobre toda a matéria do programa. A média dos testes ou a nota do exame final não podem ser inferiores a 8,0 valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre