Disciplina Curricular

Drenagem Urbana e Controlo da Poluição DUCP

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos > Opções - Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Competências de conceber e dimensionar: 1)infra-estruturas de drenagem urbana pluvial, unitárias e pseudo-separativas; 2)emissários submarinos e difusores. Adquirir as competências base para: -dominar os conceitos das principais grandezas físicas utilizadas na caracterização da qualidade da água, o quadro institucional, legal e normativo; do ciclo de utilização da água, as origens e tipos de poluição e os seus efeitos; -modelar o oxigénio dissolvido em meios hídricos e os processos de poluição bacteriológica; -Caracterizar os diferentes tipos de meios hídricos (rios, estuários e lagos).

Programa

•Caracterização das águas naturais. Conceitos de biologia aquática. Constituintes das águas naturais. Métodos para a avaliação da qualidade da água e monitorização. Tipos e causas dos problemas de poluição e contaminação. •Tipificação e constituição dos sistemas de drenagem de águas pluviais e unitárias em meio urbano. Concepção geral e dimensionamento. Controlo na origem (“source control”). Controlo em tempo real (“real time control”). Avaliação de caudais e cargas poluentes. •Bacias de amortecimento e soluções técnicas de controlo na origem. Tipos de bacias e critérios de escolha. O Método da “precipitação crítica” e o método simplificado para o cálculo de volumes de reserva em sistemas unitários. Funções, características e critérios de dimensionamento hidráulico de descarregadores de tempestade em sistemas de drenagem urbana. •Padrões de qualidade e regulamentação. Normas e directivas da CEE. Aspectos sócio-económicos da qualidade da água. Ciclo da utilização da água. Origens e Tipos de Poluição: poluição pontual e poluição difusa; eutrofização. Balanço de oxigénio em massas de água. Tecnologias de Controlo da Poluição Meios de Descarga no meio receptor.

Metodologia de avaliação

Um exame final a realizar no fim do semestre, cujo objectivo principal é a avaliação do nível de conhecimentos teórico-práticos adquiridos. Apreciação crítica e discussão oral de três relatórios desenvolvidos ao longo das aulas práticas. A classificação final é obtida por ponderação dos valores do exame (peso 40%) e da discussão oral dos relatórios (peso 60%), exigindo-se para aprovação na disciplina a nota mínima de 9,0 valores no exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre