Dissertação

Minimum distance collision detection toolbox for fast biomechanical simulations in Unity EVALUATED

A deteção de colisões desempenha um papel fundamental em simulações físicas, governando as interações entre objetos e as restrições de corpos físicos. Embora os métodos baseados em malhas sejam prevalentes, eles acarretam uma sobrecarga computacional substancial. Em contraste, os algoritmos analíticos aproveitam os cálculos de forma fechada para determinar estados de colisão com um número mínimo de computações, tornando-os ideais para simulações em tempo real devido à sua velocidade e precisão. No entanto, a adoção de métodos analíticos tem sido dificultada pela escassez de implementações facilmente acessíveis. Esta tese de mestrado visa preencher esta lacuna ao propor o desenvolvimento de uma ferramenta amigável ao usuário para métodos analíticos de deteção de colisão baseados em distância mínima. Para isso, será compilada uma coleção abrangente de algoritmos existentes da literatura, que serão implementados em C#, a linguagem de programação primária do Unity, um motor de jogo amplamente utilizado. A caixa de ferramentas estenderá a sua utilidade além de primitivas geométricas tradicionais como caixas delimitadoras e círculos, acomodando formas mais complexas e diversas. O foco principal deste projeto será a detecção de colisão baseada em distância mínima para primitivas não convencionais. Forneceremos demonstrações práticas da versatilidade da caixa de ferramentas num playground do Unity e por meio de estudos de caso específicos, particularmente no domínio de simulações biomecânicas.
Detecção de colisões, Distância mínima, Unity, Biomecânica, Simulação, Tempo real

novembro 13, 2023, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Simões Lopes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar