Projeto Integrador de 2º Ciclo (PIC2) em Engenharia Naval e Oceânica


Âmbito

A UC de Projeto Integrador de 2º ciclo (PIC2) tem como objetivo:

1. aplicar os conhecimentos no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão;

2. estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas no mestrado;

3. pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos)relevantes para o projeto;

4. planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizarsimulações em computador;

5. desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador;

6. escrever e apresentar oralmente e discutir um relatório técnico.


Tipologias de PIC2

Existem 3 tipologias para PIC2:

Projeto científico: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou daárea de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional ou um projeto de tese.

Projeto em empresa: projeto focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer umasolução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo.

Projeto incluído em SCOPE (CAPSTONE): trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafiosreais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de contribuições deestudantes de vários cursos do IST/ULisboa (ver Regulamento CAPSTONES).O trabalho pode ser desenvolvido em centros de investigação, em empresas ou em instituições públicas ou nãogovernamentais.


Projeto científico

Na tipologia “Projeto Científico” o estudante por optar por uma das seguintes modalidades:

a) Projeto científico num tópico em Engenharia Naval e Oceânica.

Neste caso o projeto consiste num estudo formulado por um doutorado (professor ou investigador) da Área Científica de Engenharia e Arquitetura Naval do IST, que irá desempenhar as funções de orientação. 

O estudo deve estar em linha com os objetivos gerais da UC de PIC2 enumerados no ponto "Âmbito", nomeadamente, aplicar os conhecimentos adquiridos ou estendê-los a áreas não cobertas no mestrado no desenvolvimento de um estudo científico que pode envolver: 1) a pesquisa, compilação e análise de informação relevante; 2) planear e executar experiências; 3) analisar e interpretar dados; 4) desenvolver modelos analíticos ou numéricos, 5) realizar simulações numéricas.

b) Projeto de tese

O Projeto de tese realizado no âmbito da UC de Projeto Integrador do 2º Ciclo (PIC2) em Engenharia Naval e Oceânica permite iniciar os trabalhos conducentes à elaboração da Dissertação de Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica. O Projeto de tese PIC2 é realizado no semestre que antecede a primeira inscrição na UC Dissertação, servindo para os estudantes realizarem parte do trabalho inicial da sua Dissertação.

Os estudantes devem ter um tema de dissertação atribuído no portal de Dissertações do MENO no Fénix. Esse tema deverá ter sido atribuído por, pelo menos, um doutorado (professor ou investigador) da Área Científica de Engenharia e Arquitetura Naval do IST, que irá desempenhar as funções de orientação, tanto da Dissertação como desta UC. A coorientação é obrigatória sempre que o orientador seja externo ao IST.


Prazos

Definição de tema: 1ª – 2ª semana depois do início do semestre.

Submissão do relatório: último dia da época de avaliação de recurso do 1º semestre

Apresentações e discussões orais: dia útil seguinte à época de recurso do semestre.


Mais informações

MENO - Regulamento PIC2 
Regulamento Geral do IST para PIC2