Dissertação
Análise de Risco com abordagem de Correspondência Ambiental para Aplicação de Isenções a Navios dentro da Área do porto de Lisboa EVALUATED
As águas de lastro são o principal vetor de transporte de espécies não-indígenas e criptogénicas resultante de atividade humana desde a construção dos primeiros navios de aço. Em 2004, a Organização Internacional Marítima adotou a Convenção para a Gestão e Controlo de Águas e Sedimentos de Lastro, que entrou em vigor em setembro de 2017, exigindo aos navios que cumprissem padrões definidos, o que implica a instalação de sistemas caros de tratamento de água de lastro a bordo. No entanto, de acordo com a Convenção, navios podem candidatar-se à aplicação de uma isenção desde que uma Análise de Risco adequada resultando em cenários de baixo risco para o navio requerente seja realizada de acordo com as diretrizes legais. Assim, a presente Análise de Risco foi desenvolvida como mecanismo de apoio à decisão sob a forma de uma abordagem seletiva de correspondência ambiental baseada na premissa de que a sobrevivência de espécies num ambiente recetor depende da semelhança das condições ambientais da região nativa. Com o objetivo de explicar a semelhança ambiental, um modelo teórico foi desenvolvido através da utilização do método estatístico de Análise das Correspondências da nuvem de pontos gerada pelas variáveis quantitativas e qualitativas em estudo. Esta análise conclui que, mesmo para um regime de baixa tolerância, várias isenções poderiam ser concedidas a navios que realizem rotas entre Lisboa e portos de baixo risco, o que resulta num montante total significativo de custos poupados evitando a instalação de sistemas dispendiosos de tratamento de águas de lastro.
dezembro 5, 2017, 8:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António Jorge Gonçalves de Sousa
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático