Breve Introdução

O Instituto Superior Técnico (IST) é a maior Escola de Engenharia do país com cerca de 900 docentes e 9000 alunos, a maioria dos quais a frequentar o 1º e 2º ciclos.

A Engenharia do Ambiente no IST é um curso integrador que junta aos conhecimentos da engenharia tradicional conhecimentos de socioeconomia, organização do território e tecnologias ambientais, por forma a fornecer aos Engenheiros do Ambiente uma formação sólida e orientada para a resolução de problemas ambientais que lhes permitirá acompanhar a evolução rápida da Natureza e da Sociedade.

«Considero este curso desafiante pela sua multidisciplinaridade»
Margarida Boavida Ferreira, ex-aluna, Galp Energia

Engenharia do Ambiente no IST

Testemunhos

Engenharia do Ambiente

Historial

O ensino em Engenharia do Ambiente no IST - acreditado pela Ordem dos Engenheiros - teve início no ano lectivo 1993/1994 e adaptou-se ao Processo de Bolonha no ano lectivo 2006/2007, originando a Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia do Ambiente (três primeiros anos) e o Mestrado em Engenharia do Ambiente (dois últimos anos). Estes dois graus foram integrados em 2008 num Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, seguindo a tendência de outros cursos do IST.

Objectivos

O Mestrado em Engenharia do Ambiente pretende formar engenheiros com um elevado perfil técnico e científico, que lhes confiram a autonomia necessária à resolução de problemas em temas que vão para além dos abordados directamente no curso.

O mestrado tem uma vertente tecnológica orientada para o planeamento e controlo integrado da poluição, incluindo tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos, e uma vertente de gestão de sistemas ambientais orientada para a resolução de problemas através da optimização do uso do solo e do território, de forma a diminuir a magnitude dos impactes ambientais negativos.

Destinatários

Alunos com 12º ano nas áreas de ciências e tecnologia.

Podem ainda ingressar directamente para os dois últimos anos do Mestrado Integrado (2º ciclo) os licenciados noutras áreas das Ciências e Tecnologia. Nestes casos, podem ser obtidas mais informações sobre o regime de acesso ao 2º ciclo,  aqui.

Saídas Profissionais

O Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente do IST permite um vasto leque de saídas profissionais, das quais se destacam:

  • Empresas de prestação de serviços e de consultoria;
  • Administração Central, Regional ou Local;
  • Organismos públicos ou privados relacionados com o Ambiente;
  • Indústria;
  • Laboratórios e instituições de investigação.

 

Coordenadores

2017/2018
Tiago Morais Delgado Domingos
tdomingos@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.