Disciplina Curricular
Poluição Sonora PS
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - MEAmbi 2008
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Dar a conhecer (i) o conceito de poluição sonora, (ii) a fenomenologia subjacente aos fenómenos acústicos, (iii) os efeitos do ruído no ser humano, (iv) as técnicas de medição e de avaliação de ruído ambiente, (v) as metodologias de avaliação de impactes no ambiente sonoro em face dos critérios legais vigentes. Iniciação na prática da avaliação experimental e previsional. Discussão e análise de soluções de minimização de ruído ambiente. Fornecer ao Engenheiro do Ambiente ferramentas fundamentais que lhe permitam intervir na área do ambiente sonoro: gestão, avaliação, redução e controlo.
Programa
1. Conceitos acústicos fundamentais 1.1. Som e Ruído ambiente 1.2. Parâmetros e índices característicos 1.3. Fontes de ruído 1.4. Ruído e meio ambiente 1.5. Emissão e transmissão sonora 2. O Ruído e o Homem 2.1. Mecanismo da audição 2.2. Efeitos do ruído 2.3. Incomodidade 2.4. Poluição Sonora 3. Enquadramento legal 3.1. Regulamento Geral do Ruído 3.2. Directivas Europeias sobre ruído 3.3. Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios 3.4. Normas portuguesas e internacionais. 4. Medição e avaliação de ruído 4.1. Sonómetros 4.2. Analisadores de tempo real 4.3. Captação, registo e calibração - procedimentos 4.4. Análise espectral, estatística e energética 5. Poluição Sonora - avaliação e previsão 5.1. Ruído de transportes 5.1.1. Ruído de tráfego rodoviário 5.1.2. Ruído de tráfego ferroviário 5.1.3. Ruído de tráfego aéreo 5.2. Ruído industrial 5.3. Modelos de simulação 5.4. Mapas de ruído 5.5. Ruído urbano 6. Avaliação de impactes no ambiente sonoro - EIA 6.1. Metodologia 6.2. Critérios 6.3. Medidas minimizadoras de ruído - soluções 6.4. Programas de monitorização de ruído 6.5. Casos exemplares
Metodologia de avaliação
(1) Contínua Desempenho nas aulas práticas / laboratório Relatório de Laboratórios (2) Final Teste e/ou Exame final A avaliação global resulta da combinação dos resultados de avaliação contínua e final, em que a avaliação contínua tem um peso qualitativo