Disciplina Curricular

Biotecnologia Ambiental BAmb

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - MEAmbi 2008

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o estudante adquira competências relacionadas com a consciência, compreensão e capacidades técnicas sobre os problemas de poluição do Ambiente e com o uso de abordagens, focalizadas nas áreas da microbiologia e da bioengenharia, com vista à protecção dos ecossistemas e seres humanos, tendo em vista as actividades profissionais futuras nos sectores de Bioengenharia, Biotecnologia, e Ambiental. Visa assim providenciar uma visão integrada sobre a caracterização de diferentes tipos de emissões poluentes, geradas no contexto doméstico, municipal e industrial, o seu destino no Ambiente e impacto em ecossistemas naturais, incluindo os seres humanos, assim como conhecimento científico e técnico sobre estratégias e ferramentas biológicas existentes com vista à protecção dos sistemas ecológicos (desde a monitorização do ambiente e avaliação do risco ecológico, até à biorremediação de ambientes poluídos e tratamento, eliminação e/ou valorização de efluentes).

Programa

Ecotoxicologia (parte 1) - Caracterização e destino no ambiente de xenobióticos (Ex: POPs, poluentes emergentes, desreguladores endócrinos). Efeitos nos diferentes níveis de organização biológica: dos alvos moleculares aos ecossistemas. Monitorização ambiental e biológica. Ensaios toxicológicos. Avaliação e gestão do risco ecológico. Biodegradação de xenobióticos e estratégias de biorremediação (casos estudados: BTEX, atrazina); papel dos microrganismos e sua deteção ambiental. Biorremediação de metais. Fitorremediação. Caracterização e tratamento de efluentes (parte 2) - Breve introdução à gestão ambiental. Gestão e caracterização de qualidade de águas residuais. Tratamento de águas residuais: estratégia, etapas preparatórias, unidades biológicas, etapas de afinação, sistemas naturais, processamento de lamas e bio-sólidos. Gestão e tratamento de resíduos sólidos. Controlo da poluição atmosférica.

Metodologia de avaliação

Ensino baseado em aulas teóricas e trabalho acompanhado; as docentes orientam os estudantes na análise de artigos científicos que ilustram e servem de base para pesquisa bibliográfica sobre um tema (como parte da avaliação), assim como na análise e cálculo de esquemas de protecção ambiental em contextos municipais e industriais, com base em dados fornecidos (relacionados com casos práticos). Referências bibliográficas com dados qualitativos/quantitativos são indicadas/fornecidas para cálculos e tomada de decisão (livros, revistas científicas/técnicas; bases de dados, etc.). A avaliação envolve duas partes: A - monografia e sua apresentação oral de assunto relacionado com parte 1 do programa, como parte integrante do processo de aprendizagem, com base em artigo científico seleccionado pela docente (a meio do semestre lectivo); B - Exame final, com consulta, abrangendo a totalidade do programa. Nota final = 0.40xA+0.60xB; classificação mínima em A e B: 9,5 num máximo de 20 valores.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre