Disciplina Curricular
Aquisição de Dados e Detecção Remota ADDR
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - MEAmbi 2008
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta disciplina os alunos ficam a saber a desenhar um sistema de medida, planear uma experiência, conduzir a experiência e analisar os resultados usando diferentes sensores e aplicações. Além disso os alunos ficam com competência para utilizar um analisador de imagens e interpretar uma imagem de satélite para a inventariação e controlo de recursos ambientais
Programa
Tipo de sensores: Caracterização da atmosfera: Vento, temperatura, humidade, radiação; Caracterização dos meios aquáticos: temperatura, salinidade, oxigénio dissolvido, clorofila, velocidade; Caracterização do solo: temperatura, humidade, concentração Co2, respiração do solo; Princípios básicos de funcionamento; Analise do sinal: Sinal de output dos sensores: Saídas analógicas e digitais; Amostragem, arquitectura de um sistema de AD; Conversão analógica digital. Precisão da medida. Taxa de amostragem, Análise temporal. Análise em frequência. Filtragem do sinal. Fundamentos da Detecção Remota. Interacções da radiação electromagnética com a atmosfera e superfície terrestre. Comportamento espectral da água, solos e vegetação. Sensores passivos vs. Activos. Características das imagens. Tipos de resolução. Plataformas e sensores. Câmaras e fotografias aéreas. Satélites e sensores para observação terrestre, meteorológica e marítima. Interpretação visual de imagens. Processamento e pré- processamento digital. Técnicas de realce e transformações. Índices de Vegetação, Solos e Águas. Classificação supervisionada. Classificação automática. Aplicações Ambientais da Detecção Remota: Índices de Vegetação; Alteração e ocupação de solos; Desastres naturais ? secas, desertificação, derrames de hidrocarbonetos, erosão, monitorização climática, contaminação atmosférica.
Metodologia de avaliação
Durante o semestre o aluno desenvolverá um trabalho/projecto. A avaliação da disciplina consistirá na avaliação do trabalho (60%) e na discussão oral do mesmo (40%).