Dissertação

On Rotor Noise Optimization for Urban Air Mobility EVALUATED

A presente tese de mestrado refere-se a um estudo de otimização do ruído produzido por rotores no contexto de mobilidade aérea urbana. A importância do presente estudo está alicerçada no crescimento global previsto para este segmento de aviação nas grandes cidades e no consequente investimento na diminuição do ruído produzido pelo mesmo. Tomando em consideração os rotores constituirem a parte maioritária do ruído emitido pelas aeronaves estudadas, as quais são totalmente elétricas, o design destes componentes apresenta-se como um ponto fulcral na minimização do ruído supramencionado. Para a simulação realizada aquando do processo de otimização, um código open-source de aero- dinâmica e aeroacústica (FLOWUnsteady) é integrado no módulo de otimização criado especificamente para a presente tese. As ferramentas aeroacústicas do presente código englobam a Formulação 1A de Farassat e as equações empíricas de Brooks, Pope e Marcolini, para a predição do ruído tonal e atonal, respectivamente. O código do simulador é, por conseguinte, aplicado na previsão do ruído que é posteriormente reduzido através da utilização de um algoritmo de otimização, conduzindo à geometria ótima proposta, tendo sido atingida uma redução de 16,21% em termos de Energy Averaged Overall Sound Pressure Level (EAOSPL).
Aeroacústica, Otimização de Ruído, Mobilidade Aérea Urbana, Rotores

abril 6, 2022, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado