Disciplina Curricular
Sensores e Sistemas I
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 1
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência prévia das Unidade Curriculares de Programação e de Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Eletrónica.
Objectivos
Aquisição de conhecimentos relevantes para a análise e operação de sistemas de instrumentação gerais e aplicados em aeronaves: Conceito de instrumentação; Conceito de metrologia; Análise dos subsistemas que constituem um sistema de instrumentação; Análise de sistemas aueronáuticos, envolvedo sistemas de instrumentação. Parte do último objetivo será abordado pelos alunos através da elaboração e apresentação numa aula de 1 (um) trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Haverá 3 (três) trabalhos experimentais envolvendo componentes de sistemas de instrumentação, nomeadamente sensores e unidades de consicionamento de sinal.
Programa
1. Conceito, caracterização e aplicação de sistemas de instrumentação. 2. Características metrológicas de um canal de medida. 3. Análise geral dos principais subsistemas de um sistema de instrumentação: sensores; condicionamento de sinal; amostragem; conversão e modulação de dados; gravação; transmissão; sistemas de visualização. Calibração de sistemas de instrumentação. A importância do tempo para a correlação dos dados. 4. Classificação e análise dos vários subsistemas que constituem o sistema de instrumentação de uma aeronave: instrumentos de medição de dados aerológicos; navegação e guiamento; ajudas à aproximação e aterragem; sistemas de navegação por satélite para aplicação aeronáutica (ABAS, SBAS e GBAS); fundamentos e utilização de barramentos de dados (ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553B, AFDX e IEEE-488). Exemplos.
Metodologia de avaliação
Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação - 20% 3 (três) trabalhos experimentais, envolvendo aquisição, processamento e análise de dados - 30% Exame - 50%
Componente de Competências Transversais
A Unidade Curricular abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação oral, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, organizacional e trabalho em equipe), Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar, aceder, analisar e avaliar informações) nos trabalhos experimentais e no trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de aproximadamente 20%.
Componente Laboratorial
No início do período letivo, a componente laboratorial servirá para a realização de trabalhos visando a obtenção de dados no âmbito dos trabalhos experimentais. No final do período letivo, a componente laboratorial servirá para apresentação de parte dos trabalhos de síntese elaborados pelos alunos sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Para a realização dos trabalhos experimentais e de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação, os alunos serão agrupados em grupos, promovendo-se a cooperação e o trabalho em equipe.
Componente de Programação e Computação
Para a realização dos trabalhos experimentais são necessários conhecimentos básicos de programação (C, MatLab ou de software similar).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.