Disciplina Curricular
Sistemas de Satélites SSat
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Nenhuns
Objectivos
A disciplina apresenta aos alunos a vertente de telecomunicações associada aos satélites. Foca quer nos aspetos físicos das telecomunicações como o canal de rádio-propagação e as antenas, quer nos aspectos de sistema. No final o aluno terá adquirido os conhecimentos necessários para entender as especificações de um sistema comercial de comunicações via satélite, e a sua relação com o tipo de satélite e tipo de serviço oferecido.
Programa
Introdução aos sistemas de comunicações por satélite, e definição das configuração básicas de sistema. Tipos de órbita e implicações no projecto dos sistemas de comunicações. Conceitos básicos de propagação rádio em espaço livre e em presença da Terra. Conceitos básicos de antenas, tipos de cobertura rádio, e tipos e tecnologias de antenas, de acordo com aplicações (bandas) e tipo de satélites. Ruido do canal de rádio e ruído do sistema. Técnicas de modulação e codificação para comunicações por satélite. Desempenho de ligações ascendentes e descendentes, e entre satélites. Sistemas de múltiplo acesso para comunicações por satélite. FDMA, TDMA, CDMA e acesso aleatório. Aplicações de comunicações por satélite (detecção remota e sistemas de navegação). Tendências futuras em sistemas de comunicação por satélite.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
As componentes b) e c) incentivam a componente intrapessoal, pensamento crítico, pensamento estratégico, criatividade e gestão do tempo, que será avaliadas explicitamente.
Componente Laboratorial
Não existente
Componente de Programação e Computação
Não existente
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.