Disciplina Curricular
Projeto e Produção Sustentáveis PPS
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço
Período:
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aviónica
Período:
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aeronaves
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objectivos
Adquirir conhecimentos e experiência em análises interdisciplinares de projectos aeroespaciais e numa perspetiva de sustentabilidade de ciclo de vida, com foco nos seguintes aspectos: - Grandes desafios de sustentabilidade no projecto aeroespacial, nomeadamente ao nível de projecto (aerodinâmica, propulsão e materiais), de processos de fabrico (ex AM) e de logística; - Fases do projecto, métodos de planeamento de recursos na fase de projecto; - Estimativa numa fase preliminar dos recursos necessários e impactos em cada processo ao longo do ciclo de vida de vários tipos de projectos; - Aquisição de dados, análise e controlo de projetos no contexto industria 4.0 - Aplicação de Metodologias de ciclo de vida nos três pilares da sustentabilidade (custo, ambiente e social), integração de resultados e estratégias de apoio à decisão.
Programa
1.Novos desafios no projecto aeroespacial; 2.Gestão de projectos - Gestão de tempo e recursos, Planeamento e controlo de projetos; 3.Modelação dos processos de produção; 4. Métodos para aquisição de dados, preditivos e de controlo no contexto industria 4.0; 5.Avaliação de ciclo de vida de projectos – Life Cycle Design; 5.1.Design for X – Design for manufacturing, assembly, use, disassembly, EOL and life cycle, 5.2.Modelos de avaliação do impacto na produção, uso (impactos nas operações - ex consumo de combustível, manutenção) e fim de vida, 5.3. Aplicação de Metodologias de análise ciclo de vida em casos concretos: Life Cycle Cost e/ou total cost of ownership, Life Cycle Assessment e Social Life Cycle Assessment; 6.Selecção de alternativas de projecto com base em casos reais.
Metodologia de avaliação
Realização de um projecto em grupo, onde serão aplicadas as várias metodologias do programa da UC a um caso de estudo real num contexto de desempenho sustentável ao longo do ciclo de vida.
Componente de Competências Transversais
O trabalho a realizar no âmbito da UC contempla as seguintes competências transversais: pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, comunicação escrita e comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas e multimédia, estruturação de relatório e apresentação.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
No trabalho de grupo é geralmente necessário o uso de softwares de gestão de projectos e de avaliação de impactos ambientais. Esses softwares geralmente precisam de ações simples de configuração de parâmetros, mas não requerem qualquer habilidade específica.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.