Disciplina Curricular

Complemento de Projeto em Engenharia Aeroespacial CPEA

Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021

Contextos

Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Recomenda-se que o aluno tenha completado um mínimo de 30 ECTS

Objectivos

Projecto Integrador tem a duração de um semestre e é enquadrável em uma das modalidades: 1. Projecto científico, 2. Projecto em empresa e 3. projeto CAPSTONE. Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto específico, mas, em geral, os estudantes deverão: - aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão. - estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas na licenciatura. - pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos) relevantes para o projeto. - planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador. - desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador. - escrever e apresentar oralmente e discutir um relatório técnico.

Programa

O projeto é definido inicialmente pelos orientadores ou sob orientação dos mesmos. Pode ser realizado individualmente no IST ou fora do IST (universidades, centros de investigação ou empresas). As seguintes modalidades são possíveis: 1. Projecto científico: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa: projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo.

Metodologia de avaliação

Deve ser submetida para avaliação um relatório e feita uma discussão por júri constituído por (no mínimo) de dois docentes.

Componente de Competências Transversais

Durante o desenvolvimento e avaliação do projecto, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança) , motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de cerca de 30%.

Componente Laboratorial

Depende do tópico do projecto.

Componente de Programação e Computação

Depende do tópico do projecto.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2023/2024 - 1º semestre