Disciplina Curricular
Aerodinâmica II Aerod-II
Mestrado Bolonha em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2021
Contextos
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço
Período:
Grupo: MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Aeronaves
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Aprovação em Aerodinâmica I.
Objectivos
O objectivo principal da unidade curricular é transmitir aos alunos os conhecimentos teóricos e prácticos necessários para o estudo das características aerodinâmicas de superfícies sustentadoras e de corpos não fuselados. Assim, pretende-se nesta disciplina que o aluno utilize as noções básicas adquiridas nas unidade curriculares de Aerodinâmica I para analisar escoamentos de interesse prático, mas que simultaneamente tome contacto com métodos numéricos actualmente disponíveis para o estudo de superfícies sustentadoras. A UC tem também um capítulo introdutório de escoamento compressível unidimensional.
Programa
Objectivos da Aerodinâmica e equações fundamentais. Camada limite incompressível tridimensional. Transição de regime laminar para turbulento. Escoamento incompressível de fluido ideal: potencial de velocidade; transformação conforme. Superfícies sustentadoras: perfis alares em fluido ideal; perfis alares em fluido real; asas finitas. Corpos não fuselados. Escoamento compressível estacionário: escoamento de Couette compressível: parede adiabática. velocidade do som.
Metodologia de avaliação
A avaliação é composta por três elementos: Exame final escrito (50%); trabalho prático (numérico ou experimental) para a determinação das caraterísticas aerodinâmicas de um perfil alar (25%); apresentação dos exercícios propostos para as aulas de problemas (25%). A nota final é obtida a partir da média ponderada das notas do exame e trabalho prático. A apresentação de exercícios nas aulas de problemas pode contibuir para o aumento da nota final até 2 valores. A nota mínima no exame escrito para aprovação na unidade curricular é de 10 valores.
Componente de Competências Transversais
O trabalho a realizar no âmbito da UC contempla as seguintes competências transversais: pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas e multimédia e apresentação.
Componente Laboratorial
Determinação experimental das caraterísticas aerodinâmicas de um perfil alar.
Componente de Programação e Computação
Calculo numérido do escoamento sobre um perfil alar.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.