Disciplina Curricular

Bioengenharia de Células Estaminais BCE

Mestrado Bolonha em Biotecnologia - MBiotec 2008

Contextos

Grupo: MBiotec 2008 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MBiotec 2008 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Engenharia de Tecidos

Objectivos

Proporcionar aos alunos uma formação integrada em Engenharia de Células Estaminais, com base no estudo dos conceitos fundamentais de células estaminais, a sua caracterização e processamento, assim como as suas aplicações em Medicina Regenerativa. Os objetivos seguintes deverão ser alcançados: 1. Aprendizagem de conceitos fundamentais de Biologia e Bioengenharia de Células Estaminais; 2. Identificação das estratégias principais utilizadas pela Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais; 3. Capacidade de ilustrar com exemplos específicos (células hematopoiéticas, mesenquimais, neurais, entre outras), cada uma das estratégias principais de Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais; e 4. Capacidade para uma compreensão e avaliação crítica da literatura e da investigação científica e desenvolvimentos na área da Engenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa.

Programa

1.Células Estaminais: Fundamentos e Classificação. 2.Células Estaminais Pluripotentes. Células estaminais embrionárias. Células pluripotentes induzidas e reprogramação. 3.Células Estaminais Multipotentes: Exemplos. Células estaminais adultas. Células estaminais hematopoiéticas. Modelos de Hematopoiese. Células estaminais mesenquimais. Engenharia de Tecidos vs. Medicina Regenerativa. Plasticidade. Nichos de células estaminais e regulação. Células estaminais cancerígenas. 4.Processamento de Células Estaminais: isolamento, purificação e cultura. Biorreactores para a expansão e diferenciação controlada de células estaminais. 5.Terapia Celular e Engenharia de Tecidos com Células Estaminais. Aplicação clínica de células estaminais hematopoiéticas. Células estaminais mesenquimais em ensaios clínicos. Produtos derivados de células estaminais pluripotentes em ensaios clínicos. Estratégias de Engenharia de Tecidos no contexto da regeneração do tecido neural, urológico, entre outros.

Metodologia de avaliação

Monografia sobre um tópico relacionado com Bioengenharia de Células Estaminais (Individual) (30% da nota final, nota mínima 10 valores) Apresentação de um seminário focando um artigo científico e a sua discussão (Grupos de 2 alunos) (30% da nota final, nota mínima 10 valores) Preparação de um resumo de um artigo científico - Abstract Essay - (a ser realizado durante o período de aula) (Grupos de 3-4 alunos) (30% da nota final, nota mínima 10 valores) Preparação de um resumo sobre uma visita laboratorial (Individual) (10% da nota final)

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver competências transversais dos grupos Pensamento Crítico e Inovador (criatividade - no âmbito da Monografia); Competências Interpessoais (competências de comunicação oral, organizacionais e de trabalho em equipa - no âmbito da apresentação e discussão do seminário e Abstract Essay); Competências Intrapessoais (gestão de tempo - no âmbito da Monografia); Cidadania Global (Ética e Deontologia profissional, tolerância e compreensão intercultural - no âmbito da Monografia e Abstract Essay) e Literacia da informação e dos media (capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media - no âmbito da monografia e apresentação e discussão do seminário). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Apesar de a UC não ter componente laboratorial, os alunos realizarão uma visita ao Laboratório de Engenharia de Células Estaminais, iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências, Instituto Superior Técnico, Campus Tagus Park e ao IMM-Instituto de Medicina Molecular (Ana Sebastião's Lab).

Componente de Programação e Computação

-

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre