Breve Introdução

A formação em Biotecnologia constitui uma forte aposta na áreas em que se verificaram avanços científicos e tecnológicos importantes nos últimos anos, de modo a permitir dar resposta aos novos desafios de um domínio de actividade fortemente transdisciplinar e em permanente e rápido desenvolvimento. Explora sinergias com competências existentes em outros Departamentos do IST que contribuem para áreas transdisciplinares, nomeadamente as de Genómica Funcional e Bioinformática, alicerçadas em colaborações anteriores, em termos científicos e pedagógicos. Este Programa em Biotecnologia permite que Licenciados (com um 1º ciclo ou um curso pré-Bolonha) com formações muito diversas (por exemplo em domínios da Biologia, Bio/Química, Engenharia, etc), possam obter formação ao nível de Mestrado em Biotecnologia.

O 2º ciclo em BIOTECNOLOGIA tem como áreas específicas de formação avançada os domínios multidisciplinares das Ciências e Tecnologias Biológicas e Químicas, visando as aplicações nas Indústrias de Fermentação, Farmacêutica e Agro-alimentar, na Indústria Química, e nas áreas Biomédica e Ambiental.

O Programa do Mestrado em BIOTECNOLOGIA inclui 2 anos lectivos devendo os alunos obter um mínimo de 120 unidades de crédito (ECTS). Estes distribuem-se por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias, focando:

  • Microbiologia Celular e Molecular
  • Engenharia de Células e Tecidos
  • Genómica Funcional e Bioinformática
  • Separação e Purificação de Bioprodutos
  • Tecnologia Ambiental,

O Mestrado em BIOTECNOLOGIA envolve ainda uma forte componente de ensino laboratorial em Biotecnologia, nas áreas de Ciências Biológicas e de Bioengenharia, disciplinas opcionais (Nanotecnologias, Biologia Estrutural, Biologia Computacional, Quimiometria, Química Terapêutica, Biocombustíveis, Reactores Biológicos, Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia, Bioengenharia e Mercado), um Projecto de Indústrias Biotecnológicase a Dissertação de Mestrado.

Uma forte ligação deste Mestrado à actividade de Investigação & Desenvolvimento (I&D) é garantida pelos Professores do curso, que estão fortemente envolvidos em diversos programas de I&D na área de Biotecnologia. A Dissertação de Mestrado será desenvolvida em Laboratórios de Investigação dos Centros do IST, nomeadamente no iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências, e em outros Centros de Excelência que colaboram com os grupos do IST, no País e no estrangeiro.

Historial

O Mestrado em BIOTECNOLOGIA resulta da adequação, no âmbito do processo de Bolonha, do Mestrado em Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) que o Instituto Superior Técnico, através do Departamento de Bioengenharia (DBE), oferece desde 1986, de forma continuada e bem sucedida, conforme atestado pelas 164 Teses de Mestrado concluídas.

Objectivos

O Programa de Mestrado em BIOTECNOLOGIA tem por objectivo formar, a nível de um 2º ciclo de estudos Universitários, Mestres com uma formação de elevada qualidade e actualidade neste domínio transdisciplinar em que as Ciências da Vida e a Engenharia se integram. Espera-se que os futuros Mestres possuam competências apropriadas à actividade em empresa ou à continuação de estudos ao nível de doutoramento.

Destinatários

O Mestrado em BIOTECNOLOGIA destina-se a Licenciados (com um 1º ciclo ou um curso pré-Bolonha) com formações muito diversas (por exemplo em domínios da Biologia, Bio/Química, Engenharia, etc) que pretendam obter formação em Biotecnologia, ao nível de Mestrado.

                        

Saídas Profissionais

O Mestrado em Biotecnologia prepara profissionais altamente habilitados para desenvolver actividades no muito dinâmico e transdisciplinar domínio da Biotecnologia, nomeadamente em empresas de biotecnologia com uma elevada componente de inovação, nas industrias agro-alimentar e farmacêutica, nas áreas ambiental e biomédica. Prepara ainda os estudantes para ingressarem em programas de doutoramento de elevada qualidade e para vir a desenvolver investigação de nível internacional.

Regime de Funcionamento

Propinas

Coordenadores

2017/2018
Isabel Maria De Sá Correia Leite de Almeida
isacorreia@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.