Disciplina Curricular

Engenharia Biomolecular EBio

Mestrado Bolonha em Bioengenharia e Nanossistemas - MBioNano2006

Contextos

Grupo: MBioNano2006 > 2º Ciclo > Ciências de Especialidade > Bioengenharia

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos em Bioquímica e Biologia Molecular.

Objectivos

O principal objetivo da unidade curricular de Engenharia Biomolecular é a aprendizagem dos conceitos e aplicações fundamentais da Engenharia Biomolecular, baseados em Biologia Estrutural e Funcional de Proteínas e Ácidos Nucleicos, Entrega de Biofármacos e Biologia Sintética. Os seguintes objetivos devem ser alcançados progressivamente ao longo do curso: i) Aprendizado dos conceitos fundamentais de Engenharia de Proteínas e Engenharia de Ácidos Nucleicos, ii) Identificação das principais estratégias utilizadas na Engenharia Biomolecular, iii) Capacidade de ilustrar cada uma das principais estratégias em Biomedicina, Biotecnologia e Nanotecnologia, com exemplos de tecnologias promissoras publicadas em revistas científicas internacionais. Além disso, o programa é complementado com seminários temáticos realizados por especialistas convidados e pelos estudantes, para atingir os objetivos estabelecidos.

Programa

-Estrutura hierárquica de proteínas. Técnicas para determinação da estrutura. -Enrolamento e estabilidade de proteínas. Modelos clássicos e teoria do funil de enrolamento. Enrolamento de proteínas in vivo e in vitro. Estabilidade da estrutural e misfolding. -Design e re-design de proteínas. -Casos de estudo de engenharia de proteínas (enzimas, anticorpos, proteínas fluorescentes, opsinas). -Estrutura de ácidos nucleicos. Emparelhamento de bases não canónico. Estruturas secundárias. Funções de triplexes e quadruplexes. -Interações DNA-proteína e DNA-fármacos. -Design, síntese e seleção de ácidos xenonucleicos, Aptâmeros, DNAzimas, máquinas de DNA e nanoestruturas de ácidos nucleicos (origamis de DNA, nanoLEGOlogia). -Estratégias para melhorar as propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas de biofarmacêuticos. -Teranóstica. -Abordagens à biologia sintética: i) Engenharia de sistemas biológicos: Abstração, Modularidade, Padronização; ii) Redesenhar a vida; iii) Criar vida alternativa

Metodologia de avaliação

-Apresentações curtas sobre tópicos específicos do programa (20%) -Apresentação de artigos científicos (20%) -Laboratórios (20%) -Exame (40%, nota mínima 10)

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas), Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) no âmbito das apresentações curtas e de artigos e nos trabalhos e relatórios de laboratório. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Componente Laboratorial

Os trabalhos de laboratório serão realizados utilizando técnicas para ilustrar a relação entre estrutura e função em proteínas e em ácidos nucleicos e, a produção e caracterização de nanopartículas. Essas metodologias são a base para aplicações Bionanotecnológicas.

Componente de Programação e Computação

não se aplica

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre