Dissertação
Adaptabilidade das malhas urbanas - Função do traçado, uso e serviço à mobilidade: Estudo do tipo "supermanzana" - Casos em Barcelona e Lisboa EVALUATED
Nas últimas décadas assistimos à forma como o espaço público em superfície tem sido afectado pela ocupação desmedida do veículo privado. Considerando o espaço público como o principal receptor das actividades urbanas, a racionalização dos meios de transporte públicos e privados (automóvel) permitirá a reorganização do espaço urbano para diversos usos. Contudo, essa mesma reorganização requer a avaliação das malhas urbanas actuais. Em 1859 realizou-se um concurso para a reforma e ampliação da cidade de Barcelona (Eixample ou Plano de Reforma e Extensão de Barcelona), tendo o projecto de Ildefons Cerdà ganho clara notoriedade devido às características higienistas e de circulação numa estrutura baseada em traçados regulares, sobre a malha pré-existente. Em 1934, com o Plano Macià, é feita uma reinterpretação da trama de “manzanas” do Eixample, estabelecendo uma lógica de especialização das ruas e de distribuição habitacional através de “supermanzanas” que apresentavam inovações funcionalistas compatíveis com o Plano de Cerdà. Actualmente para além de se entender “supermanzana” como o agrupamento de vários quarteirões, a noção de “supermanzana” é utilizada para a concepção de uma cidade com menos tráfico e mais espaço público pedonal, segundo a Agéncia d’Ecologia Urbana. Nesta sequência, a metodologia de análise é aplicada aos quarteirões de dois casos de estudo na cidade de Lisboa – Avenidas Novas e Parque das Nações. Definem-se as principais evoluções históricas das intervenções e identificam-se, com a aplicação de cinco indicadores no âmbito do espaço público e da mobilidade, as relações entre as malhas urbanas e o espaço público existente.
junho 19, 2015, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar