Dissertação

Mobilidade pedonal: humanização do espaços publico junto a nós viários. Caso de estudo: o nó viário da Bela Vista, Lisboa EVALUATED

O presente trabalho pretende ilustrar o modo como se processa a mobilidade pedonal num espaço marcado por grandes vias de circulação automóvel. Com esta dissertação procuramos também avaliar a possibilidade de melhorias na qualidade deste tipo de espaço público, centrando-nos sempre na importância e necessidade da sua humanização. Para tal, tomámos como caso de estudo o nó viário da Bela Vista, na freguesia de Marvila, em Lisboa. A reflexão advinda desta investigação possibilita confirmar que, face à crescente mobilidade nas cidades contemporâneas, onde o automóvel continua a ser o meio de transporte de eleição, é fundamental a apreensão do conceito de mobilidade pedonal e das dificuldades que lhe estão subjacentes no panorama actual das cidades. A criação de novos espaços públicos, onde exista a simultaneidade de diferentes formas de circulação, pode e deve merecer um planeamento adequado, que levará a um melhor aproveitamento do espaço e a uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Espaço Público, Mobilidade, Humanização

novembro 28, 2011, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar