Dissertação
Mobilidade pedonal: humanização do espaços publico junto a nós viários. Caso de estudo: o nó viário da Bela Vista, Lisboa EVALUATED
O presente trabalho pretende ilustrar o modo como se processa a mobilidade pedonal num espaço marcado por grandes vias de circulação automóvel. Com esta dissertação procuramos também avaliar a possibilidade de melhorias na qualidade deste tipo de espaço público, centrando-nos sempre na importância e necessidade da sua humanização. Para tal, tomámos como caso de estudo o nó viário da Bela Vista, na freguesia de Marvila, em Lisboa. A reflexão advinda desta investigação possibilita confirmar que, face à crescente mobilidade nas cidades contemporâneas, onde o automóvel continua a ser o meio de transporte de eleição, é fundamental a apreensão do conceito de mobilidade pedonal e das dificuldades que lhe estão subjacentes no panorama actual das cidades. A criação de novos espaços públicos, onde exista a simultaneidade de diferentes formas de circulação, pode e deve merecer um planeamento adequado, que levará a um melhor aproveitamento do espaço e a uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.
novembro 28, 2011, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar