Dissertação

Bibliotecas Universitárias: à conquista dos novos utilizadores EVALUATED

Desde o aparecimento das universidades que as bibliotecas são as entidades responsáveis pelo arquivo e acesso ao conhecimento científico nelas desenvolvido ou reformulado. Assim, tal como ao longo do tempo evoluem as tecnologias, os métodos de ensino e as capacidades informativas da comunidade universitária, as bibliotecas universitárias vêem-se forçadas a rever os seus espaços, actividades e serviços de informação. Neste contexto, o programa funcional e configuração espacial que decorrem de novas solicitações e que originaram um surto de processos de requalificação de BU?s europeias desde 1990, surgem como objecto de estudo em contexto arquitectónico, com o intuito de elaborar uma reflexão prática e teórica do modo como estes se processam, dos princípios comuns que os suportam e das respostas que proporcionam aos utilizadores, principalmente aos estudantes. Assim, este trabalho explora as diferentes formas de transformação das BU?s através das características da Geração-D e dos requisitos programáticos que ela exige, da identificação dos principais princípios espaço-funcionais utilizados em cinquenta BU?s recentemente requalificadas, e da exploração prática de dois estudos de caso suportada pelas premissas da Sintaxe Espacial. Concluiu-se que foram feitos grandes progressos no sentido de procurar uma maior satisfação dos utilizadores das BU?s, mas as condições espaço-funcionais que daí derivam e a qualidade das interacções sociais que proporcionam sofrem ainda de uma série de obstáculos físicos e sensoriais ao seu bom funcionamento, e da carência de uma reflexão teórica mais aprofundada acerca dos seus objectivos e alcances.
Bibliotecas Universitárias, Geração-D, Configuração Espacial, Novas tecnologias, Sintaxe-espacial

novembro 11, 2011, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático