Dissertação

Evolução do Conceito de Mercado em Portugal: da Arquitectura do Ferro à Arquitectura Contemporânea da Arquitectura do Ferro à Arquitectura Contemporânea EVALUATED

A presente dissertação tem como objecto de análise os edifícios de mercado desenvolvidos no contexto arquitectónico português entre o final do séc. XIX e o início do séc. XXI. Com este estudo pretende-se compreender a evolução do conceito subjacente ao acto de projectar um mercado, ao longo de três fases da arquitectura portuguesa: a Arquitectura do Ferro, a Arquitectura Moderna e a Arquitectura Contemporânea. A evolução temporal destes edifícios foi sustentada por nove casos de estudo distribuídos pelas três fases. O trabalho está estruturado em duas partes distintas. A primeira - O Conceito de Mercado -, de enquadramento ao tema da dissertação, apresenta uma sumária evolução histórica do mercado no período que antecede este estudo. A segunda parte - A Evolução do Conceito de Mercado em Portugal - corresponde ao corpo de desenvolvimento da tese, onde são analisados os estudos de caso divididos por três capítulos respeitantes às três fases em análise. Os casos de estudo são analisados pormenorizadamente segundo parâmetros como: historial do mercado, inserção urbana e características físicas, espaciais, funcionais, formais e construtivas que o caracterizam arquitectonicamente. Deste modo, procurou-se criar uma base comum aos diversos capítulos e casos de estudo, facilitando a sua comparação e a obtenção das características comuns fundamentais para a construção do objectivo principal desta dissertação.
Mercados, edifício do mercado, evolução dos mercados, espaços de venda, arquitectura portuguesa do século XIX, arquitectura portuguesa do século XX

novembro 20, 2008, 12:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Rosa Vieira Caldas

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar