Dissertação
Processos de comunicação em arquitectura - o caso da encomenda de espaços corporativos EVALUATED
Esta dissertação tem como objetivo a exploração das metodologias de comunicação eficazes entre arquitetos e clientes, nas interações estabelecidas entre ambas as partes, nos momentos que compreendem a conceção e desenvolvimento de um projeto para a sua consequente preparação para a obra. Quis-se explorar os momentos em que, devido a disparidades de formação e desadequação dos materiais expostos, ocorrem desencontros entre o arquiteto e o seu interlocutor. O que aqui se desenvolve é a prática de comunicação na arquitetura, no âmbito da encomenda de espaços de trabalho para empresas, isto é, “arquitetura corporativa”. Para o efeito, teve-se como base o estudo dos trabalhos desenvolvidos em vários gabinetes de arquitetura e outras empresas que desenvolvem atividades no sentido de minorar as falhas de comunicação em projetos de arquitetura de espaços corporativos, nomeadamente na comunicação do projeto ao cliente, de modo a melhor preparar os suportes para esse momento. Concluiu-se que existe ainda um longo caminho a percorrer em Portugal para atingir um diálogo de plena compreensão entre arquitetos e clientes “leigos”, mas que esse trabalho já começa a ser feito, devido ao esforço de alguns profissionais. Os arquitetos portugueses começam a perceber como podem responder aos avanços sucessivos das tecnologias e aos clientes mais esclarecidos que lhes chegam. Encontram um dilema quando não se querem perder da arquitetura que consideram pertinente, mas entendem que os projetos devem ser adequados e destinados aos seus utilizadores porque é também na verdadeira adequação ao utilizador que a arquitetura encontra o seu sentido pleno.
julho 4, 2017, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar