Disciplina Curricular

Arquitectura na Cidade Informal ACInf

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

NA

Objectivos

O objetivo da unidade curricular é a prática reflexiva sobre o papel da arquitectura no contexto da transformação da cidade actual. A oportunidade de uma experimentação regenerativa apoiada num metodo regressivo de pesquisa sobre a construção da cidade nos modelos diferenciados da sua evolução possibilitam ao arquitecto desenvolver uma acção epistemológica de intervenção. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de entender, analisar e avaliar diferentes formas de projectar visões estratégicas para a transfomação de ambientes sustentáveis. O trabalho em torno do contributo da Arquitectura para a construção de respostas para a Habitação Acessível e soluções de Autoconstrução onde as componente social, económica e ambiental da habitação constitui a base para cidades mais inclusivas. As tendências internacionais relacionadas com processos de transformação das áreas informais das grandes cidades dos países em desenvolvimento é o campo de experimentação desta UC.

Programa

1 - Estudo de territórios onde a inexistencia de planeamento formal promove o surgimento de práticas individualizadas de arquitectura associadas à informalidade; 2 - Reflexão sobre o desafio da cidade contemporânea na sua procura de habitação acessível e contextos de inclusão sócio-política; 3 - Cidades Inclusivas; 4 - Modelos de Habitação Inclusiva, Adaptativa e Incremental; 4 - Princípios para a produção de habitação acessível; 5 - A Auto-construção como solução para a produção de habitação; 6 - Trabalho de campo na produção de solução para um caso de estudo real.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

A UC pelos seus objectivos e programa desenvolve a integração de competências transversais muito alargadas dado o resultado de sintese que o projecto promove. Entre as competências que se devem identificar como parte integrante nas actividades da UC é o exercício de critica ao programa do projecto resultante de uma introspecção em ambiente de sala de projecto (LAB) e a contribuição para trabalho em equipa, geradas de modo aleatório, com condições de evidência em alcançar consensos e resoluver conflitos e respeito das normas e prazos no funcionamento. As equipas serão organizadas com indicação entre os membros de um lider com responsabilidade por assegurar o funcionamento da equipa e do alcançar dos objectivos em cada uma das actividades do exercício de projecto. Apresentação oral e discussão dos exercícios bem como a sua exposição pública é parte integrante do funcionamento da UC. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 25%.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial envolve o conjunto de exercício do trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de pesquisa e reflexão sobre o projeto e são motivados a uma integração de conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica anterior. A actividade em espaço laboratorial concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias, esquemas e formas, pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; em termos de uma resposta técnica e processual; aprendizagem de rotinas de trabalho colaborativo e transdisciplinar.

Componente de Programação e Computação

A UC incorpora valências de computação através da produção assistida por computador de desenhos e modelos tridimensionais de suporta à digitalização tridimensional. Na implementação destas competências os estudantes desenvolvem actividades similares à desenho paramétrico, geometria em ambiente computacional, gramáticas de forma e de programação de formas arquitectónicas. Exercitam ainda a exportação e integração de modelos digitais em diferentes sistemas de simulação de desempenho em ambientes de projecto. O peso do contributo desta componente ao longo do desenvolvimento da UC é de 25% do tempo do trabalho autonomo do estudante.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre