Disciplina Curricular

Teoria da Conservação e do Restauro TCR

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

A partir de uma perspectiva histórica das principais doutrinas de conservação e restauro, esta unidade curricular pretende estimular uma leitura crítica dos problemas e critérios subjacentes ao pensamento e às acções sobre o património construído. Complementarmente, a discussão de conceitos fundamentais e a análise de casos de estudo, designadamente em Portugal, visam consolidar conhecimentos e promover abordagens rigorosas e interdisciplinares. Identificando desafios culturais e sociais do presente, os temas abordados em TCR permitem sensibilizar e preparar os futuros arquitectos para projectar em contextos preexistentes, com reconhecido valor histórico e patrimonial.

Programa

1. Introdução à disciplina. Origem e evolução dos conceitos de património e de monumento. 2. Inventariação, documentação e classificação de património construído. 3. As primeiras doutrinas de conservação e restauro: do Renascimento à Revolução Francesa. Confronto de difererentes teorias e metodologias de intervenção, ao longo do século XIX. 4. Do Restauro Histórico ao Restauro Crítico: Itália como epicentro de novas abordagens ao património construído, antes e depois da Segunda Guerra Mundial. 5. Cartas e convenções internacionais sobre património arquitectónico: da Carta de Veneza ao final do século XX. 6. Conceitos fundamentais e níveis de intervenção. Integridade, autenticidade e compatibilidade de formas, usos, materiais e tecnologias. 7. Temas e questões actuais. A reabilitação como tema central da cultura contemporânea. Património, turismo e sustentabilidade.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A abordagem ao património, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural, visa promover a o diálogo intercultural, a tolerância e a cidadania global. Uma vez que esta unidade curricular assenta no princípio de que a preservação do património consitituiu um imperativo social e cultural, e que qualquer acção sobre bens culturais deve basear-se em conhecimentos técnicos e científicos multidisciplinares, procura-se desenvolver o sentido de responsabilidade e a deontologia profissional. Tanto através dos debates realizados nas aulas, como na respostas aos exames escritos (50% da avaliação) e na elaboração dos relatórios (50%), esta unidade curricular pretende ainda fomentar o pensamento crítico e as competências de comunicação oral e escrita. As competencias transversais têm um contributo de 30% na avaliação global da UC.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre