Disciplina Curricular
Teoria da Arquitectura TArq
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021
Contextos
Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável
Objectivos
- Desenvolver a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da arquitetura e da organização do espaço. Neste quadro, pretende-se fomentar o estudo e interpretação de conceitos teóricos. O esforço analítico é dirigido para a identificação da disciplina arquitetura como processo de unidade entre arte e técnica. - Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência. Relacionar textos e produção arquitetónica com a evolução das formas de pensamento. - Promover a resolução de exercícios como forma de investigação, bem como de análise do desenho arquitetónico através das lentes da Teoria da Arquitetura.
Programa
Introdução às teorias arquitetónicas no quadro global de uma história das teorias. Da tratadística à rutura do movimento moderno. Situação pós-moderna e contemporaneidade. Relação teoria vs. praxis. Complementaridade entre crítica, história e teoria.
Metodologia de avaliação
40% de avaliação contínua e 60% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Através da integração de competências transversais nesta UC promove-se o desenvolvimento das capacidades de: a) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza das questões em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre as questões em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; b) trabalhar autonomamente e em equipa, assim como estabelecer pontes de trabalho com outras áreas científicas; c) problematizar, organizar, partilhar e comunicar conceitos e conhecimentos adquiridos. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.