Disciplina Curricular
Projecto de Arquitectura IV PA-IV
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021
Contextos
Grupo: MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter ter dominio da tridimensionalidade através do raciocinio espacial, capacidade de visualização de formas e estruturas espaciais. Deverão também ter já capacidade de reflexão, pesquiza e auto aprendizagem, iinterpretação e transmissão de ideias.
Objectivos
São objectivos da UC: 1) Desenvolvimento da capacidade de consubstanciação formal, através do desenho e do projecto de conceitos abstractos. 2) Desenvolvimento da análise critica relativa á articulação em projecto do programa arquitectónico. 3) Compreensão da relação entre a proposta formal do projecto e a sua materialidade. 4) Compreensão da relação entre a proposta formal e os sistemas construtivos propostos. 5) Aplicação dos sistemas de representação visual do desenho técnico digital ao projecto 6) Compreensão das convenções de representação do desenho técnico no desenho do projecto.
Programa
Será desenvolvido o projecto de um equipamento tendo em vista a sua viabilidade construtiva. Será dado particular enfase á relação entre a forma do edificado e a sua materialidade, assim como á relação entre a forma proposta e os sistemas construtivos pretendidos. Pretende-se deste modo a compreensão do potencial do projecto de execução como consubstancição das ideias conceptuais desenvolvidas no projecto em fases anteriores. Será dado particular enfase ás metodologias de desenho: quer ás metodologias de desenho de determinação formal, aquando do processo de definição de uma proposta projectual, quer á representação do projecto e da forma arquitectónica, seja essa representação á mão levantada, seja essa representação em termos de desenho técnico rigoroso em base digital.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Componente de Competências Transversais
Através da integração de competências transversais nas UCs de Projeto de Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.
Componente Laboratorial
A compnente laboratorial envolve o trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de projeto e são encorajados a transferir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários. A actividade laboratorial (atelier de projeto) concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias e formas, adquiridas pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; conhecimento prático do processo de construção, em termos de aspectos técnicos e processuais; desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo e multidisciplinar.
Componente de Programação e Computação
EN/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.