Disciplina Curricular

História da Arquitectura Contemporânea HAC

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

Desenvolver a capacidade dos alunos para o entendimento da produção arquitectónica e em particular para as razões, conceitos e estratégias que estão na base da criação contemporânea. O esforço analítico é dirigido para a identificação dos modelos e opções que respondem aos vários momentos do caminhar da “arquitectura moderna”. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação da forma e da construção, isto é, a identificação dos vários estágios de evolução do processo criativo desde o fim do Antigo Regime e a emergência das transformações decorrentes do desenvolvimento da sociedade industrial até aos nossos dias. Desenvolver a aptidão crítica do aluno como forma de investigação centrada na análise de obras fundamentais susceptíveis de estimularem a reflexão e discussão sobre a forma e a vida da arquitectura e do urbanismo da época contemporânea.

Programa

Introdução à situação contemporânea: transformações técnicas, económicas, sociais e culturais. As transformações urbanas e territoriais no quadro da revolução industrial. O século XIX como tempo de ruptura. As contradições do mundo romântico e a procura de uma estética adequada à modernidade. A arquitetura na passagem dos séculos. Arte Nova, Secessão Vienense e Movimentos afins. As vanguardas estéticas europeias e a influência das artes plásticas na arquitetura. A Formação da cultura e da ideologia do Movimento Moderno. Gropius e a Bauhaus. Mies van der Rohe e a arte da estrutura. Le Corbusier e a força da forma. Os C.I.A.M. A difusão e a revisão do Movimento Moderno. O pós-Guerra. Aalto e a contribuição do empirismo nórdico. A contribuição latino-americana. Louis Kahn, reconciliação com a memória. A pluralidade e a eminência do fim da situação moderna. Modernidade e pós-modernidade. O movim. Archigram e o High Tech. Desconstrutivismo e Abstracção. A revisão ou recuperação do moderno.

Metodologia de avaliação

40% de avaliação contínua e 60% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais nas UCs de História da Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: a) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza das questões em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre as questões em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; b) trabalhar autonomamente e em equipa, assim como estabelecer pontes de trabalho com outras áreas científicas; c) problematizar, partilhar e comunicar conceitos e conhecimentos adquiridos. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre