Disciplina Curricular

História da Arquitectura Clássica e Medieval HACM

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

Desenvolver a capacidade dos alunos para entenderem a evolução da arquitectura e do processo da organização do espaço no tempo da Antiguidade Clássica e época medieval. O esforço analítico é dirigido para a identificação e compreensão: do processo fundacional das civilizações mediterrânicas e da construção do modelo clássico; da organização territorial da Europa durante a Idade Média como reflexo das relações de poder. Promover a aptidão para a análise da relação entre processos construtivos e espacialidade. Desenvolver a capacidade de compreensão da relação forma-função e exercitar o domínio da tridimensionalidade como forma de investigação.

Programa

As civilizações mediterrânicas e a construção do modelo clássico. O "idealismo" grego. - Os conceitos de cânon, ordem arquitectónica e classicismo. - A cidade planeada e as principais tipologias arquitectónicas no espaço grego. - O desenvolvimento da cidade e da arquitetura helenísticas. Pragmatismo e imperialismo romanos. - A organização do território, o desenvolvimento da cidade e o aperfeiçoamento das infraestruturas urbanas. - A diversidade tipológica das construções urbanas — função e representação na arquitetura. As villae. - A diversidade na utilização dos materiais e dos processos construtivos. A arquitectura europeia na Idade Média. - O românico, primeiro "estilo" europeu. - Os mosteiros e os castelos como expressão de uma sociedade cristã, guerreira e rural. - O renascer da cidade e a arquitetura gótica. Condições mentais, sociais e geo-políticas da nova produção arquitectónica. - O papel das catedrais — espacialidade e técnicas construtivas.

Metodologia de avaliação

40% de avaliação contínua e 60% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais nas UCs de História da Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: a) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza das questões em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre as questões em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; b) trabalhar autonomamente e em equipa, assim como estabelecer pontes de trabalho com outras áreas científicas; c) problematizar, partilhar e comunicar conceitos e conhecimentos adquiridos. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre