Disciplina Curricular

História da Cidade para Arquitectura HCA

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular está orientada para o conhecimento, enquadramento histórico, análise crítica da cidade e da sua evolução através do tempo com o objectivo da intervenção à escala do projecto urbano. O enfoque é dirigido para a identificação dos pressupostos teóricos e dos modelos urbanos dominantes estimulando a compreensão da cidade, e de um modo lato dos territórios urbanizados, enquanto fenómenos de organização do espaço colectivo que reflectem a estrutura económica, social e política. Com o objectivo de desenvolver uma história operativa, considera-se que a informação organizada e o conhecimento produzido são contributos para estruturar: definição de estratégias de desenvolvimento, tomada de decisões, intervenção à escala do desenho urbano e do planeamento.

Programa

1. Espaço e organização social: pólis grega, cidade romana, revolução urbana na Idade Média. 2. Renascimento e classicismo: afirmação pública e política. 3. A época Barroca: arquitectura, urbanismo e poder: afirmação do estado centralizador, cidade-capital. 4. Contemporâneidade: revoluções técnicas, económicas e sociais. Socialismo utópico, “cidade-jardim”, cidade europeia e modelo urbano norte-americano. 5. Urbanismo do Movimento moderno e reconstrução do pós-guerra. As novas capitais, memória e monumento: Brasília, Chandigarh e Dacca. 6. Do lugar de Lisboa à Cidade Medieval, a Cidade Ribeirinha e os Descobrimentos. 7. Lisboa Setecentista: das obras monumentais à inovação do Plano de 1758. 8. Lisboa das Avenidas: equipamentos públicos, industrialização e mobilidade. 9. Lisboa de Duarte Pacheco: Plano De Gröer, Alvalade, Olivais e o centro da cidade. 10. Lisboa: cidade ribeirinha em contexto metropolitano, crescimento das periferias, reabilitação urbana entre a EXPO 98 e “Chiado”.

Metodologia de avaliação

A Unidade Curricular adopta um formato de lições magistrais, onde os conceitos são apresentados seguidas de seminários abertos à discussão, articuladas com sessões de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, complementadas por palestras com investigadores convidados exteriores. A didáctica baseia-se em práticas reflexivas, focalizadas no desenvolvimento de um trabalho faseado e progressivo realizado em paralelo com a UC Projecto de 5ºano. É feita uma avaliação global e integrada com base no exercício, na participação nos seminários e no exame final.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre