Disciplina Curricular
Projecto de Arquitectura III PA-III
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006
Contextos
Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Projecto de Arquitectura
Período:
Peso
21.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover competências fundamentais para o exercício da profissão por aproximação a programas arquitectónicos específicos com diferentes níveis de complexidade. Estimular a pesquisa espaço-funcional e técnico-construtiva em diferentes contextos socioeconómicos e territoriais. Exercitar as capacidades conceptuais e o estudo do espaço arquitectónico no âmbito programático da arquitectura habitacional. Desenvolver o conhecimento do quadro teórico e metodológico do programa habitacional e o domínio de conceitos básicos: formas de ocupação territorial, tipologias, organização espacial das funções domésticas, formas individuais de escolha, uso e apropriação, qualidade da habitação. Desenvolver capacidades de apresentação e expressão falada, escrita e desenhada.
Programa
Formalização de um programa habitacional num contexto físico, social e cultural definido. EXERCÍCIO 1 Habitação unifamiliar Fase 1 Estudo da solução, esquemas tipológicos e contexto envolvente (esc. 1/200) Fase 2 Estudo detalhado da solução e tipologias (esc. 1/100) Fase 3 Estudo pormenorizado da solução (parcial), com incidência particular nas tipologias habitacionais e fachada (esc. 1/50) EXERCÍCIO 2 Habitação Colectiva Fase 1 Estudo da solução, esquemas tipológicos e contexto envolvente (esc. 1/200) Fase 2 Estudo detalhado da solução e tipologias (esc. 1/100) Fase 3 Estudo pormenorizado da solução (parcial), com fotografias da maqueta. Elaboração de dois estudos em grupo, sobre modelos de habitação unifamiliar e colectiva do ‘Renascimento à Actualidade’ (1º e 2º semestre) que procuram aprofundar o conhecimento, estimular a reflexão, motivar e apoiar a elaboração do projecto. Realização de seminários com convidados sobre os temas em estudo nas diversas fases de trabalho.
Metodologia de avaliação
Avaliação é contínua. Os exercícios são de desenvolvimento obrigatório nas aulas, com acompanhamento permanente, para promover a discussão e permitir recolher comentários e contributos dos docentes. No decurso dos semestres são feitas entregas intercalares correspondentes às diversas fases de desenvolvimento do projecto. Estas são avaliadas individualmente, no decorrer sessões de crítica em contexto de exposições colectivas, e quantificadas, permitindo ao aluno ter a percepção da evolução da apreciação do seu projecto ao longo do ano.