Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura III PA-III

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Projecto de Arquitectura

Período:

Peso

21.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Objectivos

Promover competências fundamentais para o exercício da profissão por aproximação a programas arquitectónicos específicos com diferentes níveis de complexidade. Estimular a pesquisa espaço-funcional e técnico-construtiva em diferentes contextos socioeconómicos e territoriais. Exercitar as capacidades conceptuais e o estudo do espaço arquitectónico no âmbito programático da arquitectura habitacional. Desenvolver o conhecimento do quadro teórico e metodológico do programa habitacional e o domínio de conceitos básicos: formas de ocupação territorial, tipologias, organização espacial das funções domésticas, formas individuais de escolha, uso e apropriação, qualidade da habitação. Desenvolver capacidades de apresentação e expressão falada, escrita e desenhada.

Programa

Formalização de um programa habitacional num contexto físico, social e cultural definido. EXERCÍCIO 1 Habitação unifamiliar Fase 1 Estudo da solução, esquemas tipológicos e contexto envolvente (esc. 1/200) Fase 2 Estudo detalhado da solução e tipologias (esc. 1/100) Fase 3 Estudo pormenorizado da solução (parcial), com incidência particular nas tipologias habitacionais e fachada (esc. 1/50) EXERCÍCIO 2 Habitação Colectiva Fase 1 Estudo da solução, esquemas tipológicos e contexto envolvente (esc. 1/200) Fase 2 Estudo detalhado da solução e tipologias (esc. 1/100) Fase 3 Estudo pormenorizado da solução (parcial), com fotografias da maqueta. Elaboração de dois estudos em grupo, sobre modelos de habitação unifamiliar e colectiva do ‘Renascimento à Actualidade’ (1º e 2º semestre) que procuram aprofundar o conhecimento, estimular a reflexão, motivar e apoiar a elaboração do projecto. Realização de seminários com convidados sobre os temas em estudo nas diversas fases de trabalho.

Metodologia de avaliação

Avaliação é contínua. Os exercícios são de desenvolvimento obrigatório nas aulas, com acompanhamento permanente, para promover a discussão e permitir recolher comentários e contributos dos docentes. No decurso dos semestres são feitas entregas intercalares correspondentes às diversas fases de desenvolvimento do projecto. Estas são avaliadas individualmente, no decorrer sessões de crítica em contexto de exposições colectivas, e quantificadas, permitindo ao aluno ter a percepção da evolução da apreciação do seu projecto ao longo do ano.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre