Disciplina Curricular
História da Arquitectura Clássica e Medieval HACM
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006
Contextos
Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Cultura Arquitectónica > História e Teoria da Arquitectura
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a capacidade dos alunos para entenderem a evolução da arquitectura e do processo da organização do espaço no tempo da Antiguidade Clássica e época medieval. O esforço analítico é dirigido para a identificação e compreensão: do processo fundacional das civilizações mediterrânicas e da construção do modelo clássico; da organização territorial da Europa durante a Idade Média como reflexo das relações de poder. Promover a aptidão para a análise e avaliação da relação entre processos construtivos e espacialidade . Exercitar o domínio da tridimensionalidade como forma de investigação.
Programa
As civilizações mediterrânicas e a construção do modelo clássico. O "idealismo" grego: a cidade planeada e as principais tipologias arquitectónicas;os conceitos de cânon, ordem arquitectónica e classicismo; o desenvolvimento da cidade e da construção helenística. Pragmatismo e imperialismo romanos: a organização do território e o aperfeiçoamento das infraestruturas urbanas; a cidade como instrumento de implantação de um modelo civilizacional; a diversidade tipológica das construções urbanas: função e representação na arquitectura; as villae; diversidade na utilização dos materiais e dos processos construtivos: estrutura e decoração; A arquitectura europeia na Idade Média. O românico como primeiro "estilo" europeu no contexto da reconquista cristã. O renascer da cidade e a arquitectura gótica. Condições mentais, sociais e geo-políticas da nova produção arquitectónica; o nascimento e a difusão do gótico. O gótico no território português. O pioneirismo de Alcobaça; as ordens mendicantes e a difusão do gótico; as igrejas fortificadas e a arquitectura militar; o gótico flamejante e a arquitectura batalhina; a arquitectura manuelina no quadro do tardo-gótico; o gótico alentejano.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua baseada nos exercícios e apresentações realizados nas aulas. Exame complementar.