Disciplina Curricular
Planeamento Biofísico e Ordenamento do Território PBOT
Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território - LET 2006
Contextos
Grupo: LET 2006 > 1º Ciclo > Ordenamento Biofísico
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir entendimento das potencialidades de aproveitamento das características biofísicas no contexto no ordenamento do território enquanto oportunidade para o desenvolvimento a várias escalas de intervenção. Apreender metodologias e técnicas de ordenamento biofísico através da sua aplicação prática. Conhecer os instrumentos legais disponíveis para promover a integração da dimensão biofísica no ordenamento do território. Reconhecer a especificidade de cada local gerando respostas criativas que compatibilizem e potenciem a qualidade de vida da população.
Programa
Paradigmas ambientais - documentos marcantes à escala mundial, europeia e nacional. Articulação com o conceito de Desenvolvimento Sustentável. O papel do planeamento biofísico nos instrumentos de ordenamento território de acordo com a escala e a tipologia. Componentes do sistema biofísico. Análise fisiográfica. Planeamento biofísico ? teoria, metodologias e técnicas. Definição de capacidades de carga, aptidões e potencialidades. Identificação de impactos. Articulação entre conservação da natureza e ordenamento do território - Análise de interdependências e estratégias de integração. A continuidade do sistema biofísico. REN e RAN ? objectivos, delimitação, fragilidades, potencialidades e usos compatíveis. Ordenamento do espaço rural - perspectivas sobre a operacionalização do conceito de desenvolvimento rural mediante utilização dos instrumentos e medidas de politica em vigor. Interface rural-urbano. Integração de aspectos ambientais no planeamento e desenho urbano. Integração do ciclo hidrológico ? áreas de risco de cheias, permeabilidade e retenção. Estrutura Ecológica Urbana ? objectivos e funções para a qualidade de vida urbana. Operacionalização do conceito.
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos é realizada com base nos seguintes elementos: Avaliação contínua e final do Trabalho Prático, grupo (2-3alunos) - 60% da Nota Final; Avaliação Exame Escrito (EE) - 40% da Nota Final;