Disciplina Curricular
Sistemas de Informação Geográfica I SIG-I
Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território - LET 2006
Contextos
Grupo: LET 2006 > 1º Ciclo > Informação Geográfica e Apoio à Decisão
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que após conclusão da disciplina, o aluno esteja apto a: a) Identificar fontes de informação geográfica relevantes para o planeamento e gestão do território, ao nível local, regional e nacional, b) Seleccionar, estruturar e compatibilizar a informação geográfica adequada à resolução dos problemas-tipo apresentados durante as sessões, c) Identificar, planear e executar as operações de análise espacial adequadas à resolução dos problemas-tipo apresentados durante as sessões, d) Avaliar a qualidade e adequação das fontes, processos de produção de informação e métodos de análise espacial.
Programa
Sistemas de Posicionamento Directo. Posicionamento Indirecto por Endereços ou Geocódigos. Transformação de Bursa-Wolf, Molodensky e polinomiais. Modelos de Dados para Informação Geográfica. Representações discretas e representações contínuas. Suporte, escala, resolução e extensão. Análise Espacial sobre Modelos de Dados Vectoriais. Geometria e topologia. Estruturas de dados vectoriais. Modelo geo-relacional. Operadores espaciais. Pesquisa e selecção de informação com base em relações topológicas e de proximidade. Utilização dos operadores espaciais em pesquisas "SQL". Operadores de sobreposição topológica. Operadores de proximidade. Geração de envolventes. Polígonos de Thiessen. Operadores de agregação e desagregação. Análise Espacial sobre Modelos de Rede. Circuitos de Euler. Árvores de dispersão mínima. Caminhos óptimos. Áreas de influência. Modelação do terreno utilizando Redes Irregulares Trianguladas (RIT). Linhas de Rotura em RIT. Estruturas de dados para acesso a RIT. Modelação de informação geográfica em UML. Classes, objectos, relações. Diagramas de estrutura estática. Diagramas de actividades.
Metodologia de avaliação
A avaliação final consiste numa componente teórica (70%) e numa componente prática (30%). A avaliação teórica envolve a realização de 3 exercícios ao longo do semestre (30%) e de 2 testes parciais ou 1 exame final (70%). A avaliação prática envolve a realização semanal de exercícios durante a aula (30%) e a execução de um projecto prático final com entrega de um relatório escrito (70%). Em qualquer das componentes, é exigida a nota mínima de 9.5 num total de 20 valores.