Breve Introdução
A Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores tem 10 semestres lectivos e funciona no Taguspark e na Alameda, sendo idêntica nos dois pólos nos 6 primeiros. Nos dois últimos anos do curso, a licenciatura está organizada em áreas de especialização, principais e complementares. No Taguspark funcionam duas áreas principais, Sistemas de Informação Empresariais e Sistemas Multimédia. A área complementar que funciona no Taguspark designa-se por Aplicações e Serviços.
Historial
A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - TagusPark surge no ano lectivo 2000/01, no campus do TagusPark e é da responsabilidade do Departamento de Engenharia Informática.
A Licenciatura sofreu uma recente reestruturação no ano lectivo de 2002/2003, por forma a alinhar o nome e o currículo com as recomendações de instituições nacionais a internacionais e com a sua congénere do campus da Alameda. A LEIC-TagusPark tem a sua origem nessa licenciatura a qual foi a primeira licenciatura do Instituto Superior Técnico (e do país) a oferecer uma opção de mestrado integrado, através da qual é possível concluir a Licenciatura em 5 anos lectivos e o Mestrado apenas com um ano de trabalho adicional.
Objectivos
Os especialistas formados no curso de Engenharia Informática e de Computadores, LEIC-TagusPark, anteriormente designado de Licenciatura em Engenharia dos Sistemas de Informação e Multimédia, LESIM, estarão especialmente preparados para lidar com os Sistemas de Informação e Multimédia complexos que existem hoje ao nível das grandes empresas e da Administração Pública. Estarão particularmente aptos para lidar, com rigor científico e actualidade tecnológica, quer ao nível das cadeias de valor e redes de empresas, quer ao nível da Sociedade de Informação em geral e de algumas actividades emergentes no âmbito da Sociedade do Conhecimento.
O objecto primeiro desta engenharia são os sistemas onde os produtos, tecnologias, soluções e serviços informáticos se inserem, mais do que esses mesmos, os produtos, tecnologias e soluções e serviços informáticos de per si. Estes sistemas, vistos como objecto último desta engenharia, abrangem desde Sistemas Organizacionais tais como Empresas, Redes Empresariais e Administração Pública, a Sistemas Sociais, nomeadamente todos os sistemas industriais e de serviços da nova fileira da Indústria do Multimédia.
O aprofundamento das áreas de especialidade do licenciado é feito de acordo com duas ópticas distintas: a dos sistemas de informação e a da multimédia, correspondendo cada uma delas a uma área de especialização da licenciatura.
Saídas Profissionais
No actual panorama português e europeu de desenvolvimento verifica-se a necessidade de especialistas capazes de projectar, adaptar ou gerir soluções, sistemas e redes informáticas complexas. Na verdade, desde o importante sector dos serviços - onde é de realçar a banca, os seguros, o turismo, a cultura, o multimédia - ao sector industrial, passando pela Administração Pública Central, Local e Regional, é patente a falta de recursos humanos para actuarem de forma profissional, qualificada e actualizada no domínio das Tecnologias da Informação. E se é verdade que estas tecnologias estão hoje a ser cada vez mais usadas em todas as actividades e por todos os seus actores, como utensílios de uso comum e corrente, também se torna por demais evidente que é crescente a necessidade de profissionais de engenharia cujo domínio específico da sua actividade se concentre nas Tecnologias da Informação, tendo sólida formação científica nas Ciências da Computação e Comunicação.
Prevê-se que os licenciados nesta Licenciatura do IST tenham um excelente desempenho profissional, à semelhança dos licenciados em Engenharia Informática e de Computadores, atendendo à procura e necessidade do mercado de trabalho de profissionais nesta área. Prevê-se ainda que estes profissionais dêem continuidade à qualidade e competência que o IST tem conferido aos profissionais no domínio da Engenharia Informática.
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.