Disciplina Curricular
Física I Fis-I
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021
Contextos
Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Objectivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão e interligação dos conceitos e princípios básicos da Física clássica, nos domínios da Mecânica e da Termodinâmica, como massa, energia e trabalho, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas.
Programa
1. Descrição do movimento no Espaço e Tempo: Leis de conservação e Simetrias do Espaço-Tempo. Conservação da Energia (Mecânica), do Momento Linear, e do Momento Angular. Sistemas isolados. Energias cinética e potencial. 2. Forças interiores e exteriores: Centro de Massa. Trabalho e Momento duma força. Sistemas conservativos e dissipativos. 3. Corpo rígido: Momento de Inércia. 4. Estabilidade de Sistemas: oscilações. Oscilações harmónicas simples e amortecidas. 5.Dinâmica de Fluidos: fluido ideal, equação de continuidade, equação de Bernoulli. 6. Sistema termodinâmico. Trabalho e calor. Capacidade calorífica, calor específico e calor latente. Os estados da matéria. Transições de fase. Temperatura. Transmissão de calor: convecção, condução, radiação. 7. O gás ideal. Teoria cinética dos gases. Temperatura e energia cinética. Calor específico a volume e a pressão constante. 8. Energia e Entropia. Os princípios da Termodinâmica. Transformações reversíveis e irreversíveis. Máquinas térmicas.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução] 50% Exame
Componente de Competências Transversais
A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como de Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. A Competência interpessoal de Comunicação escrita e a de Literacia da informação na estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas.
Componente Laboratorial
Não tem
Componente de Programação e Computação
Não tem
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.