Disciplina Curricular

Engenharia de Software ESof

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021

Contextos

Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar-se com os métodos de engenharia e gestão necessários ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e/ou em larga escala, de forma economicamente eficaz e com elevada qualidade. Em particular, nesta UC procura-se transmitir o roteiro do desenvolvimento de software, desde o levantamento de requisitos até à manutenção de programas. Integrar os conhecimentos adquiridos noutras disciplinas no contexto mais alargado do processo de desenvolvimento de software. Motivar para o desenvolvimento de software como uma engenharia, que integra os aspectos tecnológicas da computação com os factores sociais e humanos da construção de produtos. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: - descrever os princípios, conceitos e práticas da engenharia de software e do ciclo de vida do software; - conhecer e saber aplicar as técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias actividades do processo de desenvolvimento de software de qualidade.

Programa

Introdução à Engenharia de Software. Desenho de Software. Escrita de Programas. Processo de Desenvolvimento. Engenharia de Requisitos. Gestão de Projecto. Verificação e Validação. Evolução de Software.

Metodologia de avaliação

A avaliação da unidade curricular de Engenharia de Software é composta pelos seguintes elementos: - Um Projeto (P) realizado em avaliação contínua, por grupos de 6 elementos, com entregas semanais ao longo do semestre: 50% da nota final, nota mínima 8.0 valores em 20; - Um Exames (E) teórico-prático: 50% da nota final, nota mínima de 9.0 valores em 20. 50% de do exame é sobre a matéria teórica e 50% sobre a componente de projeto. A nota final é calculada de acordo com a fórmula: - NotaFinal = 0.5 x E + 0.5 x P - se E < 9.0 então RE - se P < 8.0 então RE - se NotaFinal < 9.5 então RE A componente prática não é guardada de um ano para o outro de acordo com as recomendações da área MTP.

Componente de Competências Transversais

Nesta disciplina exercita-se a capacidade do trabalho em equipa (capacidades intrapessoais) e da capacidade de explicar o trabalho (capacidades interpessoais) que foi realizado pelo grupo. São ainda avaliadas capacidades de pensamento invovador e crítico (e.g., estratégias de resolução de problemas e pensamento crítico). Estas capacidades são avaliadas na componente de projeto que cada grupo de 6 alunos tem que realizar.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial tem como objetivo desenvolver as competências de desenho e implementação duma aplicação web como um trabalho de equipa. A componente laboratorial é ainda dedicada à aplicação prática e aprofundamento dos conceitos e técnicas apresentados nas aulas teóricas, através de exercícios mais focados bem como no âmbito do trabalho prático da disciplina.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução