Disciplina Curricular

Computação Gráfica CGra

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021

Contextos

Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos deverão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interativas.

Programa

Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js; Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projeção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projeção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.

Metodologia de avaliação

Componente teórica: Avaliação por exame. Nota mínima do exame: 9,5. Avaliação de quatro trabalhos laboratoriais, ponderados pelo atendimento. Nota mínima para as quatro tarefas laboratoriais: 9.5. Classificação final: média da componente teórica e laboratorial (não arredondados).

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (estratégias de resolução de problemas, pensamento estratégico) Competências Interpessoais (liderança, trabalho em equipa) Competências Intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proactividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão) Literacia da informação e dos media (utilização de ferramentas informáticas e multimédia na óptica do utilizador, procura e gestão de informação)

Componente Laboratorial

Peso 50%. Nota mínima: 9.5. Os trabalhos são avaliados no turno de laboratório em que o grupo está inscrito. As notas de laboratório obtidas no ano anterior podem ser aproveitadas este ano, desde que o aluno não se inscreva em nenhum turno de laboratório. Caso o aluno se inscreva num turno de laboratório, as notas do ano anterior são automaticamente descartadas.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122. 

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução