Disciplina Curricular

Bases de Dados BD

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021

Contextos

Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina faz uma introdução à concepção e análise de bases de dados. O curso foca no modelo relacional, cobrindo o desenho lógico das bases de dados (desenho do esquema) e sua implementação, bem como os sistemas de gestão de transações. Alguns apetos de gestão de informação não estruturada e semiestruturada serão também abordados. A disciplina tem como objetivo expor os alunos aos conceitos básicos necessários no desenho e concepção de um sistema de informação, assim como o desenvolvimento de competências transversais para a sua realização no âmbito de um projeto em equipa.

Programa

Principais características dos sistemas de bases de dados, sua arquitetura e processo de desenvolvimento. Modelação de informação. Modelos Entidade-Associação e Relacional. Conversão de modelos E-A em relacionais. Linguagens para interrogação de bases de dados. Álgebra e Cálculo Relacionais. SQL. Restrições de Integridade. Integridade referencial. Integridade em SQL Triggers. Arquitetura de aplicações de bases de bases de dados e sua programação. Stored Procedures. Normalização de dados. Teoria das Dependências. Formas Normais, Decomposição e normalização de esquemas relacionais. Estruturas de Indexação: Árvore B+. Índices Hash. Índices Bitmap. Processamento e Recuperação de Transacções em SQL. Segurança e Controlo de Acesso em Bases de Dados. Dados complexos e XML. Sistemas de apoio à decisão. Data warehousing. OLAP. Métodos de prospecção de dados. Modelos de pesquisa e indexação de texto. Avaliação de sistemas de recuperação de informação.

Metodologia de avaliação

40% Projeto (P) com 2 entregas (P1, P2) + 60% Exame final (E) Nota final: 0.2xP1 + 0.2xP2 + 0.6xE Nota mínima: 9,5 valores para a média do projeto (P) e 9,5 valores para o exame (E) Trabalhador-estudante (reconhecido): tem de desenvolver o projeto, pode optar o fazer individualmente

Componente de Competências Transversais

Serão desenvolvidas competências transversais através da realização do Projecto em grupos de 3. Serão desenvolvidas todas as vertentes das Competências Interpessoais sendo também requeridas Competências Intrapessoais. Aspectos de Cidadania Global relacionados com as questões éticas da manipulação de informação crítica e dados pessoais, assim como a proteção da privacidade serão também debatidos durante a exposição do programa. As competências a desenvolver serão aferidas feridas através do acompanhamento no laboratório e avaliação dos dois relatórios do Projecto (um para cada parte). Cerca de 10% do esforço de aprendizagem total será dedicado ao desenvolvimento de competências transversais.

Componente Laboratorial

Desenvolvimento projecto, que inclui o modelo conceptual de um sistema de informação e aplicação interactiva, a partir de guiões de laboratório com exemplos práticos. Os alunos trabalham em grupos de três na concepção da solução para o projecto.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução