Disciplina Curricular

Física 1 com Laboratório F-1L

Licenciatura Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - LEEC 2021

Contextos

Grupo: LEEC 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Cálculo Diferencial e Integral I e II

Objectivos

Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise, através da observação, medida e do cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão e interligação dos conceitos e princípios básicos da Física clássica, do domínio da Mecânica e da Termodinâmica, como massa, energia, trabalho, oscilações e ondas, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas, potenciado por um ensino integrado que contém uma forte componente laboratorial.

Programa

1. Descrição do movimento de um sistema no Espaço e no Tempo: Leis de conservação e Simetrias do Espaço-Tempo. Conservação da Energia (Mecânica), do Momento Linear, e do Momento Angular. Energia cinética e energia potencial. 2. Sistemas de partículas. Sistemas isolados. Forças internas e Forças exteriores: Centro de Massa. Trabalho e Momento duma força. Sistemas conservativos e dissipativos. 3. Movimento do corpo rígido: Momento de Inércia. 4. Estabilidade de Sistemas: Oscilações. Oscilações harmónicas simples e amortecidas. 5. Vibrações e características gerais das Ondas. 6. Sistema termodinâmico: Trabalho e calor. Capacidade calorífica, calor específico e calor latente. Os estados da matéria. Transições de fase. Temperatura. O gás ideal.

Metodologia de avaliação

30% de avaliação contínua por Relatórios sobre as sessões Laboratoriais; 20% de avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução]; 50% Exame.

Componente de Competências Transversais

A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como as Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Competências interpessoais de Comunicação escrita e a de Literacia da informação na Estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas. Outras Competências interpessoais [Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional] poderão ter um peso até 10% na avaliação do trabalho laboratorial.

Componente Laboratorial

16.6% dos ECTS totais.

Componente de Programação e Computação

Não tem

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre