Breve Introdução

A Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) é a Licenciatura de referência do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico. Com uma história tão longa quanto o próprio IST, tem formado profissionais de prestígio com renome nacional e internacional. 

A Engenharia Electrotécnica e de Computadores abrange um vasto leque de áreas de intervenção, tais como computadores, telecomunicações, eletrónica, controlo e energia, sendo a aprendizagem automática e a inteligência artificial tecnologias fundamentais.



Vídeo de apresentação da LEEC (completo): https://www.youtube.com/watch?v=YoWHcb-6DLU



Componente curricular da LEEC: https://youtu.be/YoWHcb-6DLU?t=152


A Engenharia Electrotécnica e de Computadores tem tido e vai continuar a ter um enorme impacto sobre as tecnologias que definem a vida moderna e a sociedade. A era da revolução tecnológica que estamos a viver é, em grande parte, devido ao trabalho e às contribuições dos Engenheiros Electrotécnicos e de Computadores.

Como Engenheiro Electrotécnico e de Computadores vais poder ser dos primeiros a desenvolver e manipular novas tecnologias que virão a ser usadas diariamente pelas pessoas e pela sociedade em geral. Os Engenheiroos Electrotécnicos e de Computadores dão um contributo fundamental para a conceção de todos os dispositivos elétricos e eletrónicos, e desenvolvem sistemas completos envolvendo hardware, software, redes de comunicação, produção de energia e controlo de sensores e atuadores.

É com o trabalho dos Engenheiros Electrotécnicos e de Computadores que se desenvolveram, por exemplo, os smartphones, os portáteis, o GPS, a iluminação LED, as redes Wi-Fi, a produção de energia eólica e solar, os robôs e sistemas de condução autónomos e os drones. 



NEEC - Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores


Pequeno vídeo de divulgação:

 


Teaser em inglês:


Historial

O Instituto Superior Técnico foi criado em 1911, incluindo os cursos de: Minas, Civil, Mecânica, Eletrotécnica e Químico-Industrial.

Tendo sido uma das primeiras licenciaturas a funcionar no IST, a Engenharia Electrotécnica e de Computadores evoluiu rapidamente nos últimos anos, o que acabou por se refletir no próprio ensino das matérias que compõem o curso. Hoje, a sua aplicação estende-se aos mais variados serviços e produtos, destacando-se pelo seu enorme potencial para a inovação e desenvolvimento.

Objectivos

A licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) tem por finalidade formar profissionais com uma base sólida nas áreas científicas do curso, contribuindo para estruturar o raciocínio na perspetiva de análise e resolução dos problemas de Engenharia.  Existe um forte apoio de trabalho desenvolvido em laboratório e com ligação a empresas e a centros de investigação, estimulando no futuro licenciado o espírito crítico e a capacidade de inovação, características fundamentais no desempenho da profissão, de modo a contribuir para a transformação e modernização da atividade económica.

@s Engenheir@s Electrotécnic@s e de Computadores criam tecnologias e desenvolvem sistemas com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivemos, como por exemplo:

  • Desenvolvem sistemas de produção de energia convencional, eólica e solar para fornecer eficientemente eletricidade em todo o mundo.
  • Projetam e implementam circuitos computacionais para acelerar redes de comunicação e processadores que são usados em smartphones, computadores e outros equipamentos eletrónicos.
  • Projetam, implementam e mantêm sistemas de comunicação que permitem a realização de cirurgias remotas com robôs inteligentes.
  • Desenvolvem algoritmos de processamento de imagem para melhorar o diagnóstico e tratamento de doenças.
  • Desenvolvem processadores mais rápidos e eficientes para melhorar a visualização de videojogos, de TV em alta definição ou em 3-D.
  • Implementam redes de sensores que permitem monitorizar eficientemente parâmetros ambientais em grandes áreas geográficas.
  • Desenvolvem drones e robôs autónomos que ajudam na realização de missões de busca e salvamento em situações de catástrofe.
  • Projetam, desenvolvem e programam sistemas embebidos que permitem "dar inteligência" a muitos dispositivos de uso comum, como por exemplo o micro-ondas ou a máquina de lavar.
  • Desenvolvem sistemas biomédicos para monitorizar pacientes em hospitais.
  • Criam redes de comunicação terrestres, via rádio e por satélite para que se possa receber trocar informação em direto a partir de qualquer parte do mundo.
Com esta licenciatura estarás em condições de te adaptares às permanentes alterações tecnológicas que te esperam no teu futuro profissional.  @s alun@s adquirem uma sólida formação de base que lhes permitirá acompanhar a evolução dos conhecimentos e das tecnologias ao longo de toda a sua vida profissional, com a qualidade de ensino ministrado no IST e que é reconhecida no mercado.

A Engenharia Electrotécnica e de Computadores abrange um vasto leque de áreas de intervenção, tais como computadores, telecomunicações, eletrónica, controlo e energia.

Este é um dos cursos de Engenharia com maior empregabilidade. Dados de 2022

  • Diplomados a trabalhar - 100%
  • 1º Emprego antes de concluir o curso - 58,9%
  • 1º Emprego até 6 meses após a conclusão - 91,1%
  • Emprego na área de formação - 89,3%
  • Remuneração média (valor bruto mensal/€) - 2132€
  • Internacionalização - 16,7%

Destinatários

Este é um curso para quem gosta de compreender o funcionamento do mundo que nos rodeia e deseja adquirir os conhecimentos para poder contribuir na implementação e influenciar os futuros desenvolvimentos tecnológicos em áreas de intervenção, tais como computadores, telecomunicações, eletrónica, controlo e energia.

Saídas Profissionais

As oportunidades de emprego e de investigação para Engenheir@s Electrotécnic@s e de Computadores são muitas e bastante diversificadas, em indústrias que vão desde a produção de energia, telecomunicações, aeroespacial até aos cuidados de saúde ou banca.

A qualidade e a reputação da LEEC tem-se traduzido ao longo dos anos numa excelente taxa de emprego d@s recém-licenciad@s.

Regime de Funcionamento

A Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) é composta por Unidades Curriculares que totalizam 180 ECTS, distribuindo-se por cinco áreas distintas:

  • Formação Fundamental [60 ECTS]
  • Área Principal [93 ECTS]
  • Humanidades, Artes e Ciências Sociais [9 ECTS]
  • Pré-Major [12 ECTS]
  • Projecto Integrador [6 ECTS]
As Unidades Curriculares (UCs) são lecionadas em regime semestral ou em períodos, ao longo de 3 anos letivos. 
Por exemplo: Álgebra Linear é uma UC de 6 ECTS que dura um semestre (dois períodos); Programação é uma UC de 6 ECTS que dura meio semestre (um período); Elementos da Teoria da Computação é uma UC de 3 ECTS que dura meio semestre (um período). Cada período totaliza 15 ECTS e cada semestre 30 ECTS.

Mais informação sobre o funcionamento da LEEC pode ser consultada  aqui.

A página sobre o curso está aqui.

Propinas

Informação sobre propinas.

Publicações Oficiais

2023-11-30 Despacho n.º 12282/2023, DR n.º 232, II Série, de 30/11, Pág. 275 a 278
2023-10-13 [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Cr 130/2021/AL01
2021-06-25 Despacho n.º 6314/2021, DR n.º 122, II Série, de 25/06, Pág. 179 a 183
2021-05-19 [DGES] Registo inicial n.º R/A-Cr 130/2021
2021-03-25 [A3ES] Processo n.º NCE/19/1901056 | Decisão do CA (acreditado por 6 anos, a partir de 31/07/2020)
2020-05-21 [A3ES] Processo n.º NCE/19/1901056 | Apresentação do pedido

Coordenadores

2023/2024
Paulo Lobato Correia
paulo.lobato.correia@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.