Disciplina Curricular

Introdução às Redes de Computadores IRC

Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021

Contextos

Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Recomendam-se conhecimentos prévios de programação e sistemas operativos

Objectivos

No final do curso, os alunos devem entender: - As redes de computadores e poder analisar os principais paradigmas. -A arquitetura de protocolos TCP/IP, identificar problemas existentes e tendências de evolução. Os alunos também devem ter adquirido as capacidades e metodologias necessárias para: - - Analisar os aspectos essenciais do desempenho da rede - Analisar um protocolo de rede -Configurar serviços e redes simples, além de detectar erros e corrigi-los..

Programa

1) Introdução - elementos constituintes; redes de acesso, meios físicos e digitalização da informação; redes de nucleo, comutação e estrutura da Internet; Fatores de degradação e métricas de desempenho; organização em camadas e arquitetura TCPI/IP; evolução histórica 2) Camada de aplicação – aplicações em rede, arquiteturas cliente-servidor e entre pares; noção de API e programação com sockets; Web e HTTP; E-mail; gestão de nomes e DNS; distribuição de ficheiros; streaming; gestão de redes e SNMP; 3) Camada de transporte: transporte sem ligação e UDP; fiabilidade e TCP; controlo de congestão e TCP 4) Camada de rede – dados e controlo; IPv4 e IPv6 (endereçamento, fragmentação, configuração, resolução e tradução de endereços); algoritmos de encaminhamento, encaminhamento intra-AS e OSPF; encaminhamento inter-AS e BGP; ICMP; SDN 5) Camada de ligação: deteção e correção de erros; acesso múltiplo; redes locais; comutação e endereçamento de nível 2; virtualização e redes de centros de dados

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

O modelo de ensino da disciplina procura estimular um conjunto diversificado de competências transversais. adequadas a um estudante de 1º ciclo:: Pensamento Crítico e Inovador – a pratica laboratorial, projeto e os trabalhos de base teorica permitem desenvolver o pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explicita. Competências Intrapessoais – A realização dos trabalhos laboratoriais envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – No projeto de programação em rede, 20% da nota de projeto refere-se à capacidade de trabalhar em equipa e 20% da demonstração à capacidade de apresentar oralmente a solução realizada.

Componente Laboratorial

Durante as aulas de laboratório os alunos realizam trabalhos em grupo de 2 ou 3 elementos. Os trabalhos consistem em configurações de rede, depuração de erros, análises de tráfego e programação. Durante estas aulas, os alunos são avaliados através de questionários, testes práticos e/ou demonstrações. As aulas de laboratório são aulas de presença obrigatória, sendo aceitável o limite máximo de 2 faltas. Caso o aluno não possa comparecer no horário previsto deve acordar previamente com o docente um horário de substituição. Situações excepcionais, tais como problemas de saúde, devem ser acompanhadas de justificação válida (atestado médico por exemplo), para posterior análise do docente.

Componente de Programação e Computação

A disciplina tem uma componente muito importante de programação que consiste no desenvolvimento duma aplicação em rede, com recurso à API de sockets e a linguagem de programação Pyhton. O desenvolvimento passa pelas várias fases do processo de desenvolvimento de SW: concepção, espeificação, desenvolvimento e teste. Esta componente é avaliada em 1.5 ECTS do esforço letivo.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre