Disciplina Curricular
Física 3 com Laboratório F-3L
Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021
Contextos
Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Objectivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise, através da observação, medida e do cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão, através da fenomenologia, da história da síntese das equações de Maxwell para o campo electromagnético e da perspectiva integradora das equações de Maxwell; capacidade de aplicar os conceitos do Electromagnetismo e da Óptica à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas, potenciada por um ensino integrado que contém uma forte componente laboratorial.
Programa
1. Eletrostática na presença de matéria: Campo eletrostático na matéria. Dielétricos. Polarização. Energia elétrica. 2. Corrente elétrica estacionária: Corrente elétrica estacionária. Densidade e intensidade de corrente. Equação da continuidade da carga. Lei de Ohm. Lei de Joule. Leis de Kirchhoff. 3. Magnetostática: Campo magnético no vácuo. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Força de Lorentz. Fluxo magnético. Coeficientes de indução e bobinas. Campo magnético na matéria. Magnetização. Diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo. Energia em magnetostática. 4. Campo eletromagnético variável e aplicações fundamentais: Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Transformadores, motores e geradores elétricos. Corrente de deslocamento. Energia eletromagnética. Circuitos RC, RL e RLC. 5. Equações de Maxwell: Ondas eletromagnéticas. Ondas planas monocromáticas. Energia e intensidade das ondas eletromagnéticas.Dispersão, polarização, reflexão, refração. Leis de Fresnel.
Metodologia de avaliação
30% de avaliação contínua por Relatórios sobre as sessões Laboratoriais; 20% de avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução]; 50% Exame
Componente de Competências Transversais
A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como as Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Competências interpessoais de comunicação escrita e a de Literacia da informação na estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas. Outras competências interpessoais [Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional] poderão ter um peso até 10% na avaliação do trabalho laboratorial.
Componente Laboratorial
16.6% dos ECTS totais.
Componente de Programação e Computação
Não tem
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.