Breve Introdução

O que torna único o Programa Doutoral SSE da UTL?

O modelo de formação integrada em engenharia e economia, oferecido por uma joint venture entre o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Economia e Gestão, distingue-se pela estimulação da formação de estudantes no sentido de criar novos líderes capazes de desenvolver e implementar estratégias inovadoras em situações reais de desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Energia.O currículo do Programa Doutoral em SSE possibilita estas vantagens competitivas através de actividades curriculares e investigação rigorosas, delineadas por um corpo docente de nível internacional, incluindo a participação do Massachussets Institute of Technology, no âmbito do Programa MIT-Portugal, bem como pela introdução de métodos de aprendizagem inovadores.

 

Historial

A abordagem dos Sistemas Sustentáveis de Energia caracteriza-se pelo seu quadro complexo caracterizado por diversas escalas espaciais e temporais, desde o nível internacional e global, até aos sub-níveis nacionais da procura e da oferta. Criar e disseminar este conhecimento através de um programa de educação em SSE requer um esforço dedicado de alto nível, o qual é o foco deste novo e inovador Programa de Doutoramento, desenvolvido em conjunto pelo MIT e Universidades Portuguesas, sob o enquadramento da área temática dos Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT-Portugal, que já teve duas edições de grande sucesso.

 

Objectivos

  • Criar conhecimento baseado no estado da arte em I&D em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias sob o enquadramento dos sistemas sustentáveis de energia;
  • Promover novas formas de interacção entre universidades e empresas, governo e sociedade, visando a identificação e implementação sustentável de novas políticas energéticas, de ciência e tecnologia e de inovação.

Destinatários

Tendo o Inglês como língua oficial do Programa, o Doutoramento em SSE está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram substanciar o seu interesse em desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de energia. Os candidatos interessados na admissão ao programa devem ter uma formação académica/profissional em áreas afins aos principais temas em estudo.

Saídas Profissionais

Obter o grau de Doutor em SSE abre uma porta para um amplo espaço de actividades profissionais em Portugal e no estrangeiro, desde uma carreira profissional de sucesso em empresas multinacionais, ao desenvolvimento de novas actividades de investigação ligadas ao mundo académico de referência. Para mais informações visite o site do MIT Portugal.

 

Regime de Funcionamento

O DEA em Sistemas Sustentáveis de Energia é leccionado das 18h00 às 22h00 de 2ª a 6ª. Dependendo do plano curricular que o aluno escolher, em média cada aluno tem dois a três dias de aulas por semana.

 

Propinas

As propinas do Programa Doutoral em SSE são de 2.750 €/ano. No caso de inscrição em unidades curriculares isoladas ou extra, será utilizada a seguinte fórmula:  (ECTs [plano curricular aluno] / 48 [ECTS totais do curso]) x 2.750 [propina do curso].

Coordenadores

2017/2018
Antonio Luis Moreira
aluismoreira@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.