Objectivos

O DFA em Engenharia de Concepção e Inovação Tecnológica tem por objectivo fornecer preparação e competências nos métodos e instrumentos necessários para a concepção de novos produtos nas empresas.

Esses métodos e instrumentos apoiam-se, por um lado, na inovação tecnológica analisada em seis grandes áreas de progresso: os materiais, os processos de transformação, a energia, os transportes, as comunicações e a saúde, vida e biotecnologia, sendo as três primeiras consideradas detalhadamente em disciplinas específicas. Por outro lado, apoiam-se na ponderação da envolvente económica e organizacional através de metodologias específicas consideradas no curso.

As metodologias, ferramentas e prática de concepção de novos produtos serão apreciadas em diferentes perspectivas: engenharia e arquitectura de sistemas (em colaboração com o MIT), projecto mecatrónico e projecto assistido por computador.

Destinatários

O DFA em Engenharia de Concepção e Inovação Tecnológica destina-se a engenheiros e a todos os profissionais que pretendam assegurar o desenvolvimento das suas empresas antecipando a evolução de produtos e serviços.

O curso não pressupõe pré-requisitos especiais em termos de formação académica, podendo ser frequentado por profissionais com formação universitária não necessariamente em Engenharia Mecânica.

Regime de Funcionamento

Horário: Quintas feiras (Tarde), Sextas Feiras (todo o dia), Sábados (manhã).

Propinas

2500€ ou, no caso de inscrição em unidades curriculares isoladas, 85€ por unidade de crédito ECTS.

Coordenadores

2006/2007

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.