Breve Introdução

A crescente expansão da legislação internacional com requisitos cada vez mais estritos de segurança, nas actividades industriais e de serviços, obriga as empresas a uma dedicação cada vez maior a estes assuntos. Por outro lado, considerações de fiabilidade, disponibilidade e manutibilidade são cada vez mais importantes para a produtividade das empresas e influenciam a disponibilidade e a segurança das suas instalações e infraestruturas. As avaliações de risco tornam-se cada vez mais importantes não só para as decisões relativas a políticas públicas sobre o desenvolvimento industrial e protecção ambiental, como até para aspectos mais específicos como a manutenção baseada no risco que tem vindo a ter cada vez mais aplicação em ambiente industrial. Esta evolução explica o incremento de interesse que se nota por estes temas em diversos sectores industriais e serviços, e a interpenetração que existe entre as questões de análise e gestão de riscos com a problemática da segurança e com a fiabilidade e a manutibilidade das instalações.

Objectivos

Disponibilizar uma oferta de formação avançada num domínio de muita importância para vários sectores de actividade e que não é tradicionalmente coberto pela formação Universitária tradicional. Fornecer uma formação avançada nos vários aspectos relacionados com a avaliação de riscos, segurança e fiabilidade e da forte interdependência que existe entre eles. Fornecer ainda uma formação que permita uma especialização em uma das três áreas.

Destinatários

A crescente expansão da legislação internacional com requisitos cada vez mais estritos de segurança nas actividades industriais e serviços de transporte obrigam as empresas a uma dedicação cada vez maior a estes assuntos. Por outro lado considerações de fiabilidade, disponibilidade e manutibilidade são cada vez mais importantes para a produtividade das empresas e influenciam a segurança das mesmas. As avaliações de risco tornam-se cada vez mais importantes não só para as decisões relativas a políticas públicas sobre o desenvolvimento industrial e protecção ambiental como até para aspectos mais específicos como a manutenção baseada no risco que tem vindo a ter cada vez mais aplicação em ambiente industrial. Há assim um importante sector de profissionais que necessitam de formação avançada nestes domínios e que serão potenciais alvos desta formação que se pretende vir a oferecer.

O perfil de riscos vai de encontro aos interesses de pessoas ligadas a diferentes serviços e indústrias que cada vez mais necessitam de considerar explicitamente os riscos envolvidos nas várias decisões. Sectores como protecção civil, produção e distribuição de energia e água, infra-estruturas , e hospitais são especialmente relevantes.

O perfil da segurança tem como alvo os candidatos originários do sector de segurança de qualquer tipo de indústria, serviço ou sector de transportes , e os ligados ao projecto e operação de unidades de forma a manter e melhorar o desempenho dos processos e produtos. Também interessa aos Seguros que normalmente tomam parte dos riscos relacionados com a segurança das instalações e infra-estruturas.

O perfil de fiabilidade e manutenção está mais vocacionado aos profissionais do sector da manutenção de qualquer tipo de indústria ou sector de transportes , bem como dos grupos de engenharia e projecto já que para garantir uma maior competitividade é necessário reduzir as intervenções de manutenção e assegurar a disponibilidade e fiabilidade dos sistemas através de medidas adoptadas no projecto e na operação dos equipamentos.


Proveniência dos alunos das edições anteriores:

APSS, BP Angola, CMLisboa, Dupont, EAPS, EDP-Valor, EDP-Distribuição, EDP-Produção, EMSA, ENVC, GMM, Lusoponte, Navalrocha, Solvay, Sonae Indústria, Technoedif.

Regime de Funcionamento

O curso conducente ao Diploma de Formação Avançada em Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade é constituído por um conjunto de unidades curriculares que proporcionam uma sólida formação teórica , com uma vasta componente prática suportada em ferramentas computacionais e recurso ao estudo de casos.

A estrutura curricular do curso é constituída por um tronco comum de formação de base e três domínios de especialidade ou perfis que complementam esta formação dando ênfase a cada uma das três áreas de Riscos, Segurança e de Fiabilidade e Manutenção .

O curso funciona com um calendário coincidente com o calendário escolar do IST. No primeiro semestre funciona o tronco comum e os perfis concentram-se no segundo semestre.

O curso de formação avançada tem um total de 45 unidades de crédito (ECTS) , das quais 22.5 são de formação de base e 22.5 de formação específica em cada um dos perfis. Os alunos têm a possibilidade de escolher um plano de estudos que combine unidades curriculares de diferentes domínios de especialidade ou perfis , totalizando os 22.5 ECTS necessários para completar as unidades de formação do troco comum. Neste caso os alunos terão um Diploma de Formação Avançada em Avaliação de Riscos, Segurança e Fiabilidade sem menção de qualquer domínio de especialidade.

 

Propinas

2500€ ou, no caso de inscrição em unidades curriculares isoladas, 85€ por unidade de crédito ECTS.

Coordenadores

2018/2019
Carlos Guedes Soares
c.guedes.soares@centec.tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.