Breve Introdução
O Programa Doutoral em Engenharia Naval e Oceânica está integrado no 3º ciclo de estudos contemplado pelo Tratado de Bolonha, complementado a formação de base dos 1º e 2º ciclos em Engenharia Naval e Oceânica.
Os temas que podem ser contemplados nos Doutoramentos em Engenharia Naval e Oceânica reflectem os problemas desta especialidade, que envolve aspectos de planeamento, projecto, construção, exploração e manutenção dos sistemas, veículos e estruturas que se destinam a explorar os recursos do mar, nomeadamente Ambiente Marinho, Dinâmica e Hidrodinâmica Naval, Estruturas Navais, Projecto de Navios, Transporte Marítimo e Portos, Análise e Gestão da Segurança, Manutenção Baseada na Fiabilidade, Tecnologia de Pesca e Aquacultura e Embarcações de Recreio.
Historial
O primeiro Doutoramento em Engenharia Naval no IST foi atribuido em 1998. Posteriormente, e de forma a uniformizar os Doutoramentos de acordo com as regras impostas pelo Tratado de Bolonha foi criado o Programa de Doutoramento em Engenharia Naval por deliberação da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IST em 26 de Abril de 2000.
Até 2008 foram defendidas 13 teses de Doutoramento na área de Engenharia Naval no IST.
Os temas de investigação das teses de Doutoramento estão frequentemente ligados a projectos internacionais, desenvolvidos em colaboração com Universidades e empresas de renome, o que assegura a actualidade dos temas e os contactos com os melhores especialistas a nível internacional. Alguns destes temas têm interfaces com outras especialidades de Engenharia, mas neste caso, os doutoramentos em Engenharia Naval distinguem-se mais pelo domínio de aplicação do que pelo problema fundamental que tratam.
Em 2017, o Doutoramento passa a denominar-se Engenharia Naval e Oceânica, de forma a reflectir as recentes alterações na Licenciatura e no Mestrado.
Objectivos
-
Fomentar a investigação em Engenharia Naval e Oceânica, permitindo o desenvolvimento de temas de interesse científico internacional.
-
Proporcionar o desenvolvimento de actividades de investigação científica e tecnológica reconhecidas internacionalmente.
-
Contribuir para a formação académica especializada em Engenharia Naval e Oceânica ao nivel do 3º ciclo e internacionalizar a oferta.
Destinatários
O Doutoramento é destinado a antigos Licenciados (5 anos) ou a Mestres em Engenharia Naval ou em áreas afins que pretendam adquirir e aprofundar os seus conhecimentos científicos nos temas desta especialidade.
Saídas Profissionais
Os detentores do grau de Doutor em Engenharia Naval e Oceânica poderão exercer a sua actividade primordialmente em Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Investigação, Empresas e Órgãos Governamentais e da Administração Pública.
Publicações Oficiais
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.