Disciplina Curricular

Economia da Saúde ES

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Biomédica - DEAEBiom2006

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Economia de Saúde tem como principal objectivo introduzir os instrumentos da economia que informam a procura de ganhos de saúde e de melhores cuidados de saúde. Os alunos deverão ser capazes de avaliar o potencial e as limitações desses instrumentos. Algumas das áreas cobertas pela disciplina são: ?A análise dos determinantes da procura, oferta e custos da produção, assim como a aplicação dos conceitos de elasticidade, análise marginal e custo de oportunidade; ?A compreensão do modelo básico de mercado, de falha de mercado, e do papel e das limitações dos mercados e governos no financiamento e na organização dos mercados de cuidados de saúde; ?A compreensão dos princípios de avaliação económica no sector da saúde.

Programa

1.Introdução: economia e saúde; conceitos básicos de microeconomia. 2.Introdução aos mercados e falhas de mercado: condições necessárias para eficiência dos mercados; falhas específicas de mercado; estruturas de mercado; resultados sociais e intervenção; tipos de intervenção estatal. 3.Falhas de mercado na prestação de cuidados e no mercado de seguros de saúde: falhas de informação, informação assimétrica, relações de agência, externalidades e monopólio, e procura induzida pela oferta; pooling, risco moral, selecção adversa e partilha de risco. 4.Contenção de custos (incentivos, regulação e managed care): relações entre financiador, prestador e utilizador de cuidados de saúde; tipologias de organização, produção e prestação de cuidados; estratégias de regulação; conceito de ?managed care?; incentivos vs. sistemas de pagamento e regulação. 5.Tecnologia no sector da saúde: tecnologia vs. funções de produção e de custo; mudança tecnológica vs. custos e inflação; processo de difusão de novas tecnologias. 6.Introdução à avaliação económica: metodologias de avaliação económica e de avaliação por impactos; papel dos QALYS; discussão comparativa dos métodos de avaliação económica; aspectos críticos na medição de custos e benefícios. 7.Indústria farmacêutica: A estrutura, a conduta e a performance da indústria farmacêutica. 8.Tópicos variados em economia da saúde.

Metodologia de avaliação

A avaliação compreende 2 componentes obrigatórias: a) Trabalho individual (40% da nota final), que será apresentado e discutido nas aulas. O trabalho individual será a preparação de um texto de discussão de um paper relacionado com os tópicos das aulas teóricas. b) Exame (60% da nota final).

Disciplinas Execução

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre

2006/2007 - 1 Semestre